segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sites para download gratuito e legal

[A lista e informações abaixo foram obtidas da Revista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) de novembro de 2012, pág. 31 (disponível para associados ao Instituto e/ou assinantes da revista). É portanto de responsabilidade exclusiva do Idec e de sua revista o conteúdo do que vem a seguir, bem como a afirmação de que é gratuito e legal o download do conteúdo dos sites listados.]

Download gratuito e legal (Revista do Idec- Nov. 2012)

A seguir, separamos sites em que se pode baixar, ouvir e ler conteúdos de maneira gratuita e legal.

Livros
  • Biblioteca Domínio Público -- www.dominiopublico.gov.br -- É considerada a "biblioteca virtual do Brasil". Administrada pelo Ministério da Educação, tem um acervo de mais de 123 mil obras -- é possível baixá-las no formato pdf ou html.
  • Livro Falado -- www.livrofalado.pro.br -- Feito em parceria com a Academia Brasileira de Letras, o site é ligado a um projeto de inclusão cultural, artística e educacional da pessoa com deficiência visual. Disponibiliza livros falados, entre os quais clássicos da literatura brasileira, como títulos de Machado de Assis.
  • Brasiliana -- www.brasiliana.usp.br  -- Acervo para pesquisa e leitura (não necessariamente download) reunido pela Universidade de São Paulo (USP), como parte do Projeto Brasiliana, que  pretende tornar público o acesso à informação e à documentação científicas que estão sob sua guarda.
  • Projeto Gutenberg -- www.gutenberg.org -- Em inglês. Disponibiliza para o download (em diferentes formatos, como para o html e para o leitor de livros digitais Kindle, da Amazon) de mais de 40 mil e-books em língua inglesa.
Música
  • Musicoteca -- www.amusicoteca.com.br  -- é o site da MTV Brasil, em que há sempre videoclipes e músicas de artistas novos ou consagrados. O interessante, ali, é conhecer intérpretes e compositores nem sempre ouvidos no rádio. 
  • Artistas nacionais -- Vários cantores disponibilizam suas canções nos sites que levam seus nomes. Um exemplo é o cantor Leoni <www.leoni.art.br>, que é engajado na causa do acesso à cultura, e a diva do tecnobrega Gaby Amarantos  <http://gabyamarantos.com>.  A banda Axial desenvolveu um aplicativo inédito para compartilhar suas músicas e a de outros artistas, o Bagagem. A vantagem desse programa é trazer, além das músicas, fotografias, artes plásticas e vídeos. É uma espécie de substituto de velhos encartes de CDs <http://www.axialvirtual.com/Axial/Axial/Bagagem.html>.
  • Sites internacionais
       <http://mp3.com> -- Ótimo para pop e rock.
       <http://www.honc.biz> -- É apresentado como o "lar da música legal".
       <http://www.spinner.com/category/mp3-of-the-day> -- Apresenta        todos os dias uma nova canção (ou álbum) para download.
       <www.purevolume.com> -- Músicas de mais de 400 mil artistas.
       <www.jamendo.com/en/> -- Para os "caçadores de música na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário