As informações foram apresentadas há pouco pela coordenadora de qualidade e conhecimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Andrea Lozer. O IDSS é um componente do Programa de Qualificação da Saúde Suplementar, que avalia as operadoras em quatro dimensões: assistencial, econômico-financeira, estrutura e operação e satisfação do beneficiário tomando como base o cumprimento às normas estabelecidas pela ANS.
Entre as operadoras que obtiveram pontuação entre 0 e 0,19, o número caiu de 383 operadoras, em 2010, para 54 no ano passado. Em 2011, 1.239 operadoras médico-hospitalares e odontológicas foram avaliadas, enquanto em 2010, 1.517 foram avaliadas.
O número de operadoras (médico-hospitalares e odontológicas) que obtiveram o índice nas duas melhores faixas que vai de 0,60 a 1,00 subiu de 482 (2010) - que incluem 33.756.664 beneficiários - para 735 operadoras em 2011, com 45.735.930 beneficiários. Um total de 1.239 operadoras avaliadas. Em contrapartida na faixa de 0,00 a 0,19, o número caiu de 383 operadoras (2010) para 54, ano passado - o de beneficiários passou de 5.760.020 para 474.056. O programa, segundo a coordenadora, tem como principal objetivo aumentar a transparência do setor. “Tornando públicas essas informações, a gente espera aumentar a concorrência entre as operadoras”, disse Andrea, que apresentou os resultados em evento no Rio de Janeiro. “A gente acha que o programa tem incentivado as operadoras melhorarem seus resultados”, disse o diretor-presidente interino da ANS, André Longo.
Longo destacou que, em 2011, 150 operadoras tiveram seu registro cancelado e os beneficiários puderam fazer uma portabilidade para outras operadoras. Segundo Longo, apenas 13 cancelaram por decisão própria e as restantes por decisão da ANS.
Andrea explicou que a agência reguladora busca aumentar o peso da satisfação dos beneficiários progressivamente. “Ter um olhar do consumidor, ouvir o que o beneficiário tem a dizer é extremamente importante”, disse Andrea. A ANS lançou hoje também o Espaço da Qualidade, no portal da agência reguladora, onde os beneficiários de planos de saúde poderão consultar informações e indicadores de qualidade da saúde suplementar.
Informações disponíveis para a consulta no Espaço da Qualidade
- Programa de Qualificação de Operadoras: Desempenho das operadoras por meio do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), calculado a partir de indicadores como atenção à saúde, satisfação dos beneficiários, situação econômico-financeira, estrutura e operação.
- Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças: Lista das operadoras que oferecem Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças, buscando a melhoria da qualidade de vida dos seus beneficiários.
- Índice de Reclamações: Este índice permite a comparação da atuação das operadoras de planos de saúde do ponto de vista do consumidor, considerando a satisfação do beneficiário com seu plano de saúde. Veja a posição das operadoras a cada mês e o consolidado do ano.
- Planos de saúde com comercialização suspensa: A ANS monitora o cumprimento dos prazos máximos estabelecidos para atendimento aos beneficiários. O descumprimento desses prazos pode resultar na suspensão da comercialização de planos de saúde. Veja a lista de planos com comercialização suspensa;
- Acreditação de operadoras: Será possível consultar a certificação da qualidade assistencial das operadoras de planos de saúde feita por entidades homologadas pela ANS no Programa de Acreditação de Operadoras.
- Divulgação da rede conveniada pela internet: Apresenta a rede credenciada das operadoras de planos de saúde, com a localização geográfica dos prestadores de serviços.
Confira
Indice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)Apresentação IDSS
Espaço da Qualidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário