quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Bola de cristal de Dona Dilma vai a leilão, como sucata -- alguém se habilita?

Bastidores do Palácio do Planalto absolutamente confiáveis revelam que nossa afável e sempre sorridente Dona Dilma perdeu de vez a paciência com sua bola de cristal e decidiu leiloá-la, como sucata. A gota d'água para essa decisão foram o processo de gestação da MP 579 e os problemas infindáveis que ela tem criado.

Os demais motivos para a bronca de Dona Dilma -- coisa rara em nossa calma e controlada ex-guerrilheira -- com a tal bola variam conforme a fonte, por isso têm confiabilidade oscilante. Uns dizem que a tal bola, embora vendida como tal, na realidade não é uma esfera mas sim um cubo, o que explicaria grande parte das distorções e erros nas previsões nela baseadas. Qualquer que seja seu formato real, tem-se agora como inegável que a peça é idêntica à que o ministro Mantega carrega a tiracolo, o que é simplesmente assustador. A última das versões diz que se trata inequivocamente de uma bola, só que de alabastro. Aí, resolvi dar uma pausa às minhas fontes.

Voltemos ao descarte da bola/cubo. A gota d'agua -- sem qualquer maldade -- foram, como dito acima, o processo de criação da MP 579 e os intermináveis problemas que ela tem criado. Como é que uma bola/cubo de cristal fabricada(o) no exterior, com todas as garantias e normas ISO de praxe, não avisa nossa afável presidente de que em um sistema elétrico predominantemente hidroelétrico, como o nosso, manda o bom senso que é indispensável consultar antes a hidrologia e os volumes dos reservatórios, antes de prometer com foguetes e fanfarras que haverá redução de até 16% (ou 20%, sei lá) nas contas de luz em 2013 por decreto imperial?! O fato de ter sido ministra de Minas e Energia por dois anos não garante, por si só, que nossa supersimpática ex-guerrilheira entenda do riscado -- embora ela jure que sim.

Em outras palavras, poderemos ter mais apagões por falta de capacidade de geração hidroelétrica. Como bem apontou meu caro e competente amigo Klaudius Dib em seu comentário em minha postagem sobre apagões,  os volumes de nossos principais reservatórios de usinas estão baixíssimos segundo o ONS (link "Níveis de reservatórios"): Furnas - 12% VU (VU = volume útil); Foz do Areia - 14% VU; Sobradinho - 29% VU --- para só citar os principais das regiões Sudeste, Sul e Nordeste. E, para piorar ainda mais o inferno astral da supersimpática Dona Dilma, começa a pairar no horizonte o terrível espectro do racionamento -- ver alerta da Firjan . Se isto ocorrer, irá para o beleléu o universo petista capitaneado pelo NPA (o Nosso Pinóquio Acrobata, Lula) e a presidente mais simpática do mundo. Racionamento, classificado pelo NPA e por Dona Dilma como mais um malfeito do coisa ruim FHC que jamais se repetiria nos governos petistas, ocorrer logo no mandato da mãe do PAC?! Vixe Maria, teria dito a ex-guerrilheira, afaste de mim esse cálice JD (oops, é JC, desculpem a falha ...)!

Como a única coisa que a paciente presidente não suporta e tolera é assessor ineficiente, seja ele ser vivo, inerte ou vivo, mas inerte (modelo preferido por ela), ela defenestrou de vez a bola/cubo de cristal/alabastro.

Para complicar a história, o gás natural para geração elétrica é monopólio da Petrobras, o que é uma tremenda faca de dois gumes e deixa a indústria pendurada ora na brocha, ora na corda bamba. O aumento de até 15% na tarifa da Light já no início de 2013, por conta da infeliz conjunção seca x preço do gás, previsível p'ra todo mundo que é do ramo, menos para a afável e autoproclamada onisciente Dona Dilma (e para a bola/cubo de cristal/alabastro), deixou a presidente com um raro derrame de bílis e mostrou que a MP 579 é mesmo uma coisa ridícula.

PS - Na base da bola/cubo de cristal/alabastro há uma dedicatória: "À querida mãe do PAC, a admiração e o carinho de seu criador, padrinho e tutor NPA". Isto pode fazer com que o leilão da peça se faça apenas para petistas, com ou sem carteirinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário