Indícios de falta de informações sobre pacotes bancários e a inserção de
serviços essenciais e gratuitos que dificultam a liberdade de escolha
do consumidor. Por essas razões, os seis maiores bancos brasileiros – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, HSBC, Itaú e Santander – foram notificados nesta quinta-feira a prestarem esclarecimentos sobre os
pacotes de serviços bancários oferecidos aos consumidores.
A notificação foi feita pela Secretaria Nacional do Consumidor do
Ministério da Justiça (Senacon/MJ), por meio do Departamento de Proteção
e Defesa do Consumidor (DPDC). O órgão pede informações sobre a
quantidade, a composição e o preço dos pacotes disponíveis para
contratação pelo consumidor pessoa física. O DPDC questiona ainda a
forma como o pacote padronizado pela Resolução CMN/Bacen nº 3.919 é
ofertado ao consumidor.
Os bancos notificados têm o prazo de dez dias para responder aos
questionamentos e apresentar os documentos solicitados, que serão
avaliados pelos técnicos do DPDC e do Banco Central do Brasil (BC) para a
adoção das medidas necessárias.
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