quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Avanços da ciência, aqui e lá fora (75)

  • Etanol de agave é superior ao obtido da cana-de-açúcar -- Cientistas dasuniversidades de Oxford, no Reino Unido, e de Sidney, na Austrália, descobrem que a agave, usada para fazer tequila, pode ser transformada em etanol com uma série de vantagens em relação à cana-de-açúcar. A principal é a viabilidade para ser plantada em regiões semiáridas, não adequadas ao cultivo de alimentos.
  • Pesquisadores brasileiros descobrem nova espécie de artrópode -- Douglas Zeppelini, professor da Universidade Estadual da Paraíba e Bruno Cavalcante Bellini, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, ambos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), descobriram uma nova espécie de artrópode, animal invertebrado, da ordem Collembola.
  •  Genoma do boi zebuíno é sequenciado com ajuda de brasileiro -- Um grupo de pesquisadores coordenados por um brasileiro foi o responsável por sequenciar o genoma do boi zebu (bos primigenius indicus), uma das principais fontes de carne produzida no país. Agora, os pesquisadores sabem a ordem completa dos todos os fragmentos de DNA desses animais, um conhecimento que servirá de base para pesquisas futuras. O professor José Fernando Garcia, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, foi quem organizou o grupo de colaboradores internacionais, responsáveis não só por separar o material genético dos bois em pequenos pedaços - fitas com até 100 nucleotídeos, as unidades que formam o DNA -, mas também por saber remontá-lo na ordem certa. Esta última parte do trabalho foi feita na Universidade de Maryland, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário