quinta-feira, 18 de agosto de 2011

HP está negociando a compra da inglesa "Autonomy" e explora opções estratégicas para PCs

A Hewlett-Packard Co. (HP), maior fabricante mundial de computadores, disse estar em negociações para comprar a Autonomy Corp. e estar explorando opções estratégicas para seu negócio de PCs. A empresa anunciou também, em um comunicado hoje, que deixará de fabricar sua linha de produtos que utilizam seu sistema operacional WebOS, incluindo os tablets TouchPad. Pessoas familiarizadas com o assunto Autonomy dizem que a HP está pensando em pagar um prêmio de mais de 60% na oferta de 10 bilhões de dólares, toda em cash, pela compra da empresa inglesa.

O CEO da HP, Leo Apotheker, que assumiu o comando da empresa em novembro passado, disse que ela quer expandir-se em software e nos serviços de computação em nuvem, que ajudam seus clientes a executar atividades na Internet. A HP tem estado enfocada em reduzir sua dependência dos PCs, área cujo crescimento arrefeceu porque os consumidores estão se deslocando maciçamente para os telefones inteligentes e os computadores tipo tablet feitos pela Apple."Essa é a direção que desejamos que ele tome", disse Abhey Lamba, um analista do ISI Group em Nova Iorque. "Deixar um negócio de baixa rentabilidade e concentrar-se mais em sua competência central, básica, que é software".

Antes de ir para a HP, Apotheker trabalhou mais de duas décadas na produtora alemã de software SAP AG, incluindo um período como único CEO em 2009 e 2010.

A empresa Autonomy Corp. é a segunda maior produtora de software do Reino Unido, e oferece programas de busca de base de dados (database search). Entre seus clientes estão a Coca-Cola, a Nestlé, e a U.S. Securities and Exchange Commission (a CVM dos EUA). Seu CEO, Mike Lynch, que fundou a empresa em 1996 com base em Cambridge (Inglaterra), detém 8% das ações da empresa de acordo com dados da Bloomberg.  Suas ações valeriam 813 milhões de dólares se o negócio com a HP fechar em torno de 10 bilhões de dólares. Em uma entrevista em 21 de junho passado, Lynch disse que as empresas de software do Reino Unido são mais baratas que as suas contrapartes americanas. "Se você olhar os números, o setor de software do Reino Unido parece depreciado em relação ao dos EUA", disse ele naquela ocasião -- "Se isso levará ou não a alguma coisa, quem pode saber"?

A HP pagará pela compra da Autonomy, potencialmente, um montante que é um múltiplo elevado das vendas dessa última, comentou Lamba. A Autonomy poderá anunciar vendas de 1,05 bilhão de dólares este ano, segundo analistas supervisionados pela Bloomberg, que teria avaliado a Autonomy em cerca de 10 vezes seu volume de vendas. "Esse é um fator multiplicativo muito alto para um capital em software", disse Lamba. "Empresas de software geralmente entram em fusões e aquisições por um valor entre 5 e 7 vezes suas vendas", acrescentou ele.

Nos últimos cinco anos houve mais de 970 compras de empresas de software europeias, somando mais de 31 bilhões de dólares de acordo com dados coletados pela Bloomberg. A maior foi a compra da Business Objects SA pela SAP AG por um valor médio de 10,8 vezes os ganhos Ebitda (previstos antes de juros, impostos, depreciação e amortixação) com base em 70 negociações.



Nenhum comentário:

Postar um comentário