A Amazon pode vender até cinco milhões de tablets no quarto trimestre, o
que faria da maior varejista da internet a principal competidora da
Apple no segmento, afirmou a empresa de pesquisa Forrester Research
nesta segunda-feira, 29.
A Amazon.com precisa dar a seu tablet um preço “significativamente” inferior aos das concorrentes
e ter em estoque aparelhos suficientes para atender a demanda. Caso a
companhia consiga resolver esses problemas, pode vender “facilmente” de
três a cinco milhões de unidades nos últimos três meses de 2011, previu
Sarah Rotman Epps, da Forrester.
A Apple vendeu pelo menos 30 milhões de iPads desde o lançamento do
produto em abril de 2010. Produtos de rivais como Samsung, Research in
Motion e Motorola Mobility não representaram ainda um real desafio ao
produto. Neste mês a HP anunciou que não irá mais comercializar seu TouchPad após as vendas do aparelho definharem.
“Até o momento, a Apple enfrentou muitos pretensos competidores, mas
nenhum ganhou participação de mercado relevante”, escreveu Epps. “A Amazon tem o potencial de ganhar uma fatia das vendas rapidamente,
além de estar disposta a vender hardware abaixo do preço, como fez com o
Kindle. Isso faz com que ela seja um competidor desagradável (para a
Apple)”.
Um problema para concorrentes do iPad tem sido o pequeno número de
softwares personalizados em comparação com o produto da Apple –estimado
pela própria empresa em 100 mil aplicativos– notou a Forrester. “Se o tablet da Amazon, baseado no sistema operacional Android (do
Google) vender milhões (de unidades), o Android vai parecer mais
atraente para desenvolvedores que tiveram como postura esperar para ver o
resultado”, relatou Epps.
Nenhum comentário:
Postar um comentário