segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Paquistão pode ter permitido que China examinasse helicóptero americano

Fontes de inteligência dos Estados Unidos disseram que o Paquistão pode ter permitido que engenheiros militares chineses examinassem o helicóptero americano derrubado durante a operação que matou Osama Bin Laden.

Citando fontes do serviço secreto americano, os jornais The New York Times e Financial Times disseram que engenheiros militares chineses teriam fotografado e examinado detalhes da aeronave que usa tecnologia secreta, para evitar detecção por radares.  As fontes do serviço secreto cogitam da possibilidade de os chineses terem levado amostras do helicóptero do tipo Black Hawk.

Esse é o incidente mais recente que reforça a relação crescentemente complicada e a falta de confiança entre Islamabad e Washington, depois do ataque americano que matou Bin Laden em território paquistanês. "Os EUA têm a informação de que o Paquistão e particularmente o ISI deram acesso ao helicóptero abatido em Abbottabad a militares chineses", disse uma pessoa dos circulos de inteligência americanos, referindo-se à agência de espionagem paquistanesa. O conselho nacional de segurança do governo Obama tem discutido esse assunto e tentado decidir que atitude tomar contra o Paquistão. Uma autoridade senior disse que a situação "não nos deixa satisfeitos", mas que o governo tinha pouco o que fazer. 

Após a queda da aeronave, em maio, agentes americanos tentaram destruí-la, mas partes da cauda permaneceram intactas.


Altos integrantes da Inteligência paquistanesa negaram as acusações. Um porta-voz da chancelaria chinesa disse à agência AFP duvidar que tal incidente tenha ocorrido. As fontes citadas pelos jornais dizem basear suas suposições em conversas telefônicas interceptadas, nas quais oficiais paquistaneses teriam convidado os engenheiros chineses ao local da queda do helicóptero.

Helicóptero Black Hawk, como o abatido em Abbottabad (Paquistão) por ocasião do ataque que matou Osama Bin Laden. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário