segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Sites e órgãos de notícias enganados por um trapaceiro do Internet Explorer

Um website que se fez passar por uma legítima empresa de pesquisas conseguiu enganar muitos canais e órgãos de notícias na semana passada, com um relatório falso que dizia que usuários do Internet Explorer da Microsoft têm QIs mais baixos do que os usuários de outros browsers da web. A falsa empresa, chamada AptiQuant, emitiu um comunicado à imprensa falso com o título "O Internet Explorer é para patetas? Um estudo novo diz exatamente isso".

O comunicado afirmava que a empresa havia feito uma ampla pesquisa sobre o assunto, com testes de QI online para mais de 100 mil pessoas para checar seus níveis de inteligência com o browser em relação ao qual o teste havia sido feito. CNN, NPR, CNET, o jornal inglês Daily Mail, a revista Forbes, e a BBC estão entre os muitos agentes de notícias que publicaram artigos citando o relatório da AptiQuant. 

Mas, logo surgiram suspeitas sobre as supostas conclusões do relatório mencionando que a AptiQuant parecia ter montado seu site apenas no mês passado, informou a BBC em um artigo sobre a bem elaborada trapaça. Leitores descobriram também que as fotos usadas no site da AptiQuant pertenciam a uma empresa francesa de pesquisas já existente.

Não se sabe ainda quem estava ou está por trás dessa evidente trapaça. Por ora, as únicas vítimas dela parecem ser os editores de notícias que acreditaram na história e os usuários do Internet Explorer que foram gozados por seus amigos -- nenhum vírus foi encontrado no arquivo PDF com dados falsos enviado junto com o comunicado à imprensa.

Graham Cluley, um consultor da empresa de segurança Sophos, disse que na era da Internet é fácil montar um website que pareça legítimo. "É obviamente muito fácil criar um site falso como esse, assim como todos os phishers [praticantes de phishing, um tipo de fraude eletrônica voltada para a obtenção de senhas, dados pessoais, etc] sabem que é fácil roubar páginas e fotos de alguém na web", disse ele à BBC.

Os gozadores que armaram esse circo admitiram que o relatório era falso e uma trapaça, e disseram que a intenção era fazer uma "brincadeira leve". Um comunicado no site falso da empresa diz que "não existe uma empresa chamada AptiQuant e nenhuma pesquisa foi jamais feita". Eles disseram que não foram patrocinados por nenhum browser e que tiveram a ideia da gozação depois de verificar que "era realmente difícil trabalhar com o Internet Explorer versões 6.0 a 8.0".

Nenhum comentário:

Postar um comentário