As locomotivas mais potentes do mundo começam a chegar em agosto para operar no trecho da serra do Mar, em Santos (SP).
Hoje, pela área se transporta principalmente minério. Apenas 60 mil
contêineres por ano descem de trem até Santos porque as locomotivas
antigas, da década de 1970, estão perdendo a força.
A ideia, com as novas locomotivas, é ir aumentando a quantidade de
contêineres transportados por trem, tirando caminhões das estradas.
Segundo a MRS Logística, somente com a operação das locomotivas e uma
obra de 12 km de novas linhas que será concluída até o fim do ano, será
possível retirar 2.000 caminhões por dia das vias.
Colocados em fila, eles ocupariam 30 km, emitindo CO2 equivalente ao de 35 mil carros de passeio.
O presidente da MRS, Eduardo Parente, afirma que o gargalo para chegar a
Santos começa na via Dutra. "Hoje o transporte por trem demora e, por
isso, os caminhões são escolhidos".
As sete locomotivas, compradas por cerca de R$ 130 milhões, carregam,
quando usadas em dupla, peso equivalente a 140 elefantes adultos. A
força de cada uma equivale à de 84 carros populares.
Mas, para carregar cerca de 1,5 milhão de contêineres, como previsto,
três novos trechos de ferrovias precisam ser concluídos até 2014.
É quando a CPTM passará a usar quase toda a capacidade dos trilhos na região central de São Paulo para transportar passageiros.
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