domingo, 29 de julho de 2012

Presidente francês defende o foie gras contra "lobby anglo-saxão"

[O foie gras (patê de fígado, de ganso ou de pato) francês começa a enfrentar problemas de comercialização e até mesmo de exposição em diferentes partes do mundo, por conta do processo agressivo, doloroso e desumano de engorda forçada a que são submetidos os patos e gansos para a obtenção dessa iguaria inegavelmente deliciosa (mediante hipertrofia do fígado dessas aves). Já em meados do ano passado, a Alemanha deixou os franceses indignados ao proibir que o foie gras sequer fosse exposto no estande da França na feira mundial agrolimentar de Anuga, em Colônia, considerada a maior e mais importante do  mundo no gênero. 


Mais recentemente, a oposição a essa iguaria francesa deslocou-se para os EUA, com uma lei na Califórnia que proíbe a produção e o consumo de foie gras, o que tem provocado protestos dos franceses e, em represália, um boicote dos vinhos californianos pela França. Quem agora resolveu se meter ostensivamente nessa "guerra do foie gras" foi o presidente francês, François Hollande, como informa reportagem de ontem do jornal Le Monde, que traduzo a seguir. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

O presidente francês François Hollande defendeu nesse sábado, 28 de julho, o foie gras francês contra a guerra desencadeada no mundo anglo-saxão pelos lobbies contrários à engorda forçada [de gansos e patos] em nome do bem-estar animal. "Os criadores franceses têm feito grandes esforços para se submeter às normas e para respeitar todas as condições que lhes foram impostas en nome da Europa para o bem-estar animal", enfatizou o presidente por ocasião de uma visita a instalações em Monlezun, no sudoeste da França, voltadas especialmente à produção de foie gras de pato. [Seria interessante e relevante ver como é que um criador de pato ou ganso para a produção de foie gras consegue "respeitar" normas para o "bem-estar" dessas aves -- basta dar uma olhada, por exemplo, na engorda forçada mecanizada a que são submetidas essas aves para esse fim:

Processo mecanizado para a engorda forçada de patos e gansos, para a produção de foie gras -- (Foto: Google).

"Não gostaria de privar os americanos [do foie gras]!"

"O foie gras é uma grande produção francesa, que honra os criadores que a ela se consagraram. Consumimos praticamente toda a produção que fazemos na França, mas temos também sua exportação e não deixarei que sejam questionadas as exportações de foie gras, especialmente em certos países ou em certos estados americanos", assegurou Hollande, fazendo alusão à Califórnia, onde desde 1 de julho vigora uma lei que proíbe a produção e avenda de foie gras.

"Eles não podem defender o livre comércio e impedir a comercialização de um produto bom como o foie gras. Se for necessário, levarei o assunto às autoridades desse país tantas vezes quanto for preciso, em prol do grande prazer de seus conterrâneos", afirmou Hollande, reconhecendo porém que não dispõe senão de "convicção" para dobrar os americanos.

"Não se pode impedir a exportação de um produto ...", desde que "as normas sanitárias" e as de "conforto animal" sejam respeitadas [de que jeito, cara pálida?], reclamou o presidente. "Não gostaria de privar os americanos [de comer o foie gras], mesmo quando quisermos consumí-lo aqui na França e nos faltar o poder de compra para fazê-lo", acrescentou jocosamente François Hollande.

Patos prontos para a produção de foie gras na Bulgária -- (Foto: Dimitar Dilkoff/AFP).

Um comentário:

  1. Eis uma das maiores obscenidades disponíveis no planeta, e preservadas em nome de um relativamente restrito e questionável prazer à mesa. Não compro, não como e, se me ofetarem, rejeito. Em tempo: adoro meus gansos africanos, grandes, livres e felizes.

    ResponderExcluir