sexta-feira, 6 de julho de 2012

A emoção de um gênio da Física

O mundo científico está ainda sob o impacto da possível descoberta da denominada "partícula de Deus", ou "bóson de Higgs", cuja existência foi postulada em 1964 pelo físico teórico britânico e professor emérito da Universidade de Edimburgo, Peter Higgs.

Quando se toma contato com um fato como esse, a gente tende a esquecer que seu responsável é um ser humano como qualquer um de nós e, portanto, sujeito às mesmíssimas emoções de um mortal comum. O que é raro é vê-lo demonstrar publicamente essa emoção, por isso acho particularmente tocantes as lágrimas emocionadas de Peter Higgs ao ver, no auditório do Cern, o anúncio da descoberta de algo que seria o que defendeu como teoria há quase 50 anos atrás [Cern, originalmente designado como Centro Europeu de Pesquisa Nuclear -- daí sua sigla em francês -- é hoje a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear]. Vejam o vídeo.

Vídeo do anúncio daquilo que se acredita ser a "partícula de Deus", ou "bóson de Higgs" -- (Vídeo: You Tube).

O vídeo pode igualmente ser visto junto à reportagem do jornal britânico The Telegraph.

Foto do Professor Peter Higgs no momento em que se emociona com o anúncio da descoberta daquilo que pode ser a partícula que leva seu nome - (Foto: The Telegraph). 

Uma colisão próton-próton no experimento do CMS (Compact Muon Solenoid) produzindo dois fótons de alta energia (linhas vermelhas). Isso é o que se esperaría ver da decomposição ou desintegração de um bóson de Higgs, mas é consistente também com os processos do Modelo Padrão (Standard Model) da Física - (Foto: CERN).


PS - Uma curiosidade: por que o nome "partícula de Deus"?

A expressão vem de um livro do físico ganhador do prêmio Nobel Leon Lederman, cujo esboço de título era "A Partícula Maldita" ("The Goddamn Particle", no original), em alusão às frustrações de tentar encontrá-la. O título foi, depois, cortado para "A Partícula de Deus" por seu editor, aparentemente temeroso de que a palavra "maldita" fosse ofensiva.

Um comentário:

  1. Amigo VASCO:
    A notícia parece alvissareira para o público em geral, ainda mais pelo apelativo nome dado a essa partícula, se é que realmente ela existe.
    O estudo do MODELO PADRÃO não é um tema corriqueiro, tendo aina muita coisa para ser explicada e, pelo menos mais uma dúvida, essa sim bastante importante: a existência de uma partícula que já tem nome, mas que ainda hoje, também não foi descoberta: o GRAVITON.
    Tal partícula deverá explicar todas as propriedades dos campos gravitacionais, os quais moldam o Universo conhecido. Pouquissimo,ou nada, se avançou nesse sentido.
    Uma das teorias que deveriam explicar diversos fenômenos hoje observados, a TEORIA DAS CORDAS/SUPERCORDAS, caiu em descrédito por NÃO FAZER PREVISÕES TESTÁVEIS.
    Entretanto, essas notícias abrem um tremendo campo para os escritores de livros de auto-ajuda, e semelhantes.
    Não vai demorar e vamos ver nas livrarias livros que falarão na "Partícula de DEUS e o Ser Quântico", as implicações religiosas da EXISTÊNCIA DA PARTÍCULA DE DEUS, e assemelhados.
    É esperar para ver.

    Abraços - LEVY

    ResponderExcluir