O material é uma matriz de tubos de carbono vazados/ocos, que se desenvolvem na escala de nanos e micros. Sua complexa treliça é constituída quase toda de espaço vazio -- na realidade, é composta de cerca de 99,99% de ar. No total, o material pesa apenas 0,2 miligramas por centímetro cúbico.
"Estávamos à procura de estruturas de carbono entrecruzadas tridimensionalmente, e descobrimos esse material", disse Karl Schulte, do Instituto para Materiais Compostos de Hamburgo.
O 'aerografite' possui também algumas propriedades incríveis. Pode ser comprimido até ficar 1.000 vezes menor, e depois volta às suas dimensões originais. Suporta acima de 40.000 vezes seu próprio peso, e é um condutor elétrico.
O material que anteriormente era considerado o "mais leve do mundo" era um material micro-treliçado, com uma densidade de 0,9 miligramas por centímetro cúbico. Era tão leve, que um bloco dele poderia ser colocado sobre uma flor dente-de-leão sem esmagá-la.
Uma foto estrutural do recém-descoberto 'aerografite', o metal mais leve do mundo - (Foto: Wired).
O 'aerografite' e seu antecessor como metal mais leve do mundo podem ser colocados sobre um dente-de-leão sem amassá-lo - (Foto: Google).
Nenhum comentário:
Postar um comentário