terça-feira, 10 de julho de 2012

Embraer prevê demanda mundial de 6,8 mil jatos em 20 anos

A Embraer prevê uma demanda mundial de 6,8 mil novos jatos de 30 a 120 assentos, no próximos 20 anos, com um valor de mercado estimado em 315 bilhões de dólares a preço de lista, informou a fabricante de aeronaves nesta segunda-feira. A projeção se baseia em uma expectativa de crescimento do setor de 5 por cento ao ano da demanda de passageiro-quilômetro transportado (RPK, na sigla em inglês).

A substituição de aeronaves antigas representará 53 por cento das novas entregas, enquanto os 47 por cento restantes suportarão o crescimento do mercado, disse a companhia, em nota.

Segundo a Embraer, a frota mundial de jatos em operação com capacidade de 30 a 120 assentos aumentará de 4.150 aviões em 2011 para 7.375 em 2031.  A América do Norte deverá responder por 32 por cento da entrega dos jatos comerciais nos próximos 20 anos, segundo a Embraer, seguido pela Europa/CEI (28 por cento), China (15 por cento) e América Latina (11 por cento). As regiões Oriente Médio/África e Ásia-Pacífico responderão por 7 por cento de participação, cada.

"O centro de gravidade da aviação vai se mover para o leste, principalmente para a Ásia e, em proporção menor, para a América Latina. Em 2031, os maiores mercados do mundo serão Ásia Pacífico e China, respondendo por 34 por cento do RPK mundial. A Europa e a América do Norte estarão logo atrás, com 21 por cento do RPK global cada", disse a companhia.

Para a Embraer, o Oriente Médio será o mercado com o maior crescimento no período, a uma taxa de RPK ao ano de 7,2 por cento. China e América Latina devem crescer 7 por cento ao ano, cada, previu a companhia.

[Vamos esperar para ver se sai algum estudo sobre o impacto ambiental dessa enorme frota aérea, no futuro.]

Embraer defesa e segurança

A Força Aérea da Indonésia irá comprar um segundo lote de oito aviões turboélices A-29 Super Tucano, da Embraer. O pedido também inclui um simulador de voo que será utilizado para instrução e treinamento dos pilotos do país. A Indonésia começará a receber os primeiros quatro aviões do primeiro lote em agosto de 2012 e as entregas do segundo lote em 2014.

De acordo com Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança, o pedido demonstra o reconhecimento da qualidade do avião no mercado internacional.  "Estamos certos de que o Super Tucano desempenhará com eficácia as missões para as quais foi selecionado".

O A-29 Super Tucano foi escolhido pela Indonésia para executar uma ampla gama de missões, que incluem ataque leve, vigilância, interceptação aérea e contra-insurgência.  A aquisição faz parte do plano de modernização das Forças Armadas da Indonésia para os anos 2009-2014.

A Embraer já entregou 160 A-29 Super Tucanos, que estão em operação em seis forças aéreas. 

O Super Tucano, que é fabricado pela Embraer e está na força aérea de seis países ao redor do mundo - (Foto: Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário