segunda-feira, 16 de julho de 2012

EUA aprovam primeira pílula para prevenir Aids

A FDA (agência americana que regula medicamentos e remédios) anunciou a aprovação do Truvada, do laboratório Gilead Sciences, como a primeira pílula para ajudar na prevenção do HIV em alguns grupos de risco.

"Truvada deve ser usado em profilaxia anterior à exposição  combinada a práticas de sexo seguro para prevenir infecções do HIV em adultos de alto risco. É o primeiro fármaco aprovado para essa indicação", disse a FDA. Truvada está no mercado americano desde 2004 com tratamento para pessoas infectadas, em combinação com outros remédios.

Em maio, um painel da FDA recomendou a aprovação do remédio para a prevenção de pessoas não contaminadas, após pesquisas comprovarem que o remédio reduz o risco em homossexuais entre 44% e 73%.  A pílula é considerada como uma nova e potente ferramenta contra o vírus HIV, mas alguns especialistas temem o incentivo a comportamentos de risco.

Brasil

No País, o remédio foi registrado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em maio. Isso não significa, porém, que a droga passará automaticamente a ser usada para tratamento de pacientes com HIV ou indicada antes de relações sexuais desprotegidas com parceiros soropositivos ou com situação sorológica desconhecida. 

Veja também:

Brasil registra remédio que pode prevenir HIV

Especialistas dos EUA aprovam medicamento para prevenção do HIV  

Nenhum comentário:

Postar um comentário