[Nossa privacidade está se tornando cada vez mais uma coisa do passado ...]
Na próxima vez que for voar na classe executiva da British Airways (BA), não se espante se o pessoal do check-in conhecê-lo um pouco além daquilo que pode deixá-lo à vontade. Isso acontecerá porque os atendentes da empresa nas salas VIPs receberão iPads, e serão orientados a pesquisar os passageiros mais assíduos (os de "milhagens").
Por meio do Google Images app, esses atendentes serão estimulados a baixar fotos de modo que possam logo identificar tais passageiros entre os que se apresentarem no check-in -- e, para referência futura, a montar dossiês sobre eles com quaisquer informações que encontrarem a seu respeito.
O objetivo desse esquema é "coletar e combinar uma massa de dados sobre cada experiência ou relacionamento que o cliente tiver com a empresa, e traduzir isso em serviços significativos e relevantes para ele". Isso visa a proporcionar exatamente aquele atendimento adicional e diferenciado aos passageiros que desejam esse toque pessoal de sua empresa aérea -- a ideia é, por exemplo, se um passageiro tuitar ou blogar que ficou irritado com um voo atrasado, na próxima vez em que se apresentar na sala VIP lá estará um(a) recepcionista para se desculpar e cuidar para que ele receba um tratamento extra. Isso será inteiramente manual -- não haverá nenhuma técnica de reconhecimento facial envolvida nesse processo.
Isso não impede a perspectiva de que se tenha o staff lendo e pesquisando bastante sobre alguém, e fazendo anotações sobre ele em uma base de dados antes que ele chegue ao aeroporto, o que torna isso um tanto desagradável e perturbador. "Respeitamos integralmente o Código de Proteção de Dados do Reino Unido e jamais iremos transgredí-lo", assegurou a BA ao site Wired.co.uk. "O aplicativo de busca do Google Images ajuda o nosso serviço de atendimento a clientes a reconhecer e identificar um pequeno número de viajantes de alto perfil, tais como capitães da indústria por exemplo, que estarão usando nossos serviços da primeira classe, capacitando-nos a prestar-lhes um atendimento mais personalizado".
A empresa aérea destacou outro uso potencial desse esquema. "Isso pode ser usado, por exemplo, caso alguém da nossa equipe necessite passar uma mensagem para um passageiro na sala VIP", acrescentou a BA. "Em vez de usar o sistema de alto-falantes, podemos simplesmente checar o Google Images para ter uma foto dele e abordá-lo com a mensagem".
A BA disse ao Register que, se o esquema for bem recebido, ela poderá estendê-lo a outras classes além apenas da executiva.
O iPad foi escolhido para mais do que simplesmente coletar e combinar informações sobre o passageiro -- ele é equipado também com um software que ajudará as equipes da empresa a se comunicarem entre si nos aeroportos, como parte de uma revisão tecnológica dos serviços da BA.
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