A Jaguar Land Rover (JLR) quer montar o 4x4 Freelander no Brasil, um
primeiro passo para iniciar a produção de todos os seus carros na maior
economia da América do Sul. A montadora britânica, de propriedade da
Tata Motors, está em conversas com autoridades brasileiras para começar a
produção usando kits importados do Reino Unido, disse Ralf Speth,
executivo-chefe da montadora ao "Financial Times".
Uma vez que a fabricação de um volume razoável de veículos esteja
garantida, a JLR pretende instalar uma fábrica própria no Brasil - país
que pode ultrapassar o Japão como o terceiro maior mercado de automóveis
do mundo até meados da década. "Pensamos em uma fábrica ou uma linha de
montagem, mas é preciso uma massa crítica em termos de volume",
afirmou. "Assim, estamos conversando com o governo sobre como esse passo
pode ser dado por uma empresa pequena como nós", disse Speth.
A JLR produz a maior parte de seus carros em três fábricas na
Inglaterra. Entre os concorrentes, ela está atrasada nos investimentos
em países emergentes, mercados que estão conduzindo a expansão das
vendas em todo o mundo. Enquanto praticamente todas as grandes montadoras têm fábricas no
Brasil, marcas premium estão olhando para este mercado só agora para
aproveitar a crescente demanda por carros de luxo e driblar a pesada
tributação que incide sobre modelos importados. A alemã BMW está em
conversas com o governo brasileiro para montar o que pode vir a ser a
primeira fábrica de veículos desse tipo na América Latina, mas não tomou
nenhuma decisão sobre o assunto até o momento.
No passado, a JLR já falou sobre a possibilidade de produzir no Brasil,
mas as informações agora são as mais claras sobre seus planos. O
Freelander é o menor e menos complexo carro da sua linha. A montagem por
meio de kits prontos (ou CKD) permitiria à montadora treinar pessoal e
estruturar sua operação no país aos poucos.
"A definição de fabricação é quando você faz uma linha de produção
completa, mas este não é o nosso primeiro passo", disse Speth. "Vamos
fazer isso seguindo a lógica do que foi feito na Índia". Os CKD para o
Brasil viriam da unidade inglesa de Solihull, informou. Segundo ele, a
JLR não tem planos de montar carros da linha Jaguar no Brasil por
enquanto. "BMW e Mercedes precisaram de 30 anos para definir presença
global. Temos de correr atrás", disse.
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