segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mata Atlântica perdeu 88% da área original, diz IBGE

[Uma informação estarrecedora! Enquanto existirem predadores bípedes e insanos, legisladores e políticos corruptos, governos irresponsáveis, coniventes e também corruptos (por ação e/ou omissão), uma sociedade apática, idiotizada e deslumbrada com "ídolos" políticos peçonhentos e daninhos, e uma Justiça cega por conveniência e de uma inércia paquidérmica, o Brasil continuará se autodestruindo ambientalmente, eticamente e socialmente, de maneira irremediável. Faço um esforço gigantesco para tentar entender o que passa na cabeça desses boçais desmatadores, e que tipo de país querem deixar para seus descendentes, mas desisto. Acho que esse tipo de gentalha só merece a lei do cão, fria, meditada, planejada, sistemática, inapelável e sem a mínima margem para sequelas.]

A dois dias do início da cúpula da Rio+20, em que mais de cem chefes de Estado discutirão o futuro do planeta, o IBGE divulgou nesta segunda-feira, 18, a pesquisa Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2012. Entre outros dados, traça o retrato do desmatamento no País. Pela primeira vez o IBGE apresenta os dados de devastação de todo o território, para além da Amazônia.

Os indicadores revelam que estão preservados apenas 12% da área original da Mata Atlântica, o bioma mais devastado do País. De 1,8 milhão km², sobraram 149,7 mil km². A área desmatada chega a 1,13 milhão km² (88% do original) _ quase o Estado do Pará e mais que toda a região Sudeste. Os dados se referem ao ano de 2010. Depois da Mata Atlântica, o Pampa gaúcho é o mais desmatado: perdeu 54% de sua área original, de 177,7 mil km² até 2009.

A devastação do Cerrado, segundo maior bioma do País, chegou a 49,1% em 2010. Na edição anterior dos IDS, divulgada há dois anos, o IBGE havia apontado devastação de 48,37% do Cerrado. Em dois anos, foram desmatados 52,3 mil km² -- quase o Estado do Rio Grande do Norte.

A caatinga perdeu 45,6% de seus 826,4 mil km² originais. O Pantanal é o menor e mais preservado bioma: perdeu 15% da área total de 150,4 mil km². As informações referem-se a 2009.

O IBGE apresentou os índices de desmatamento de todos os biomas extra-amazônicos, já que a Amazônia tem um monitoramento específico, mais antigo e mais detalhado.

Biomas são territórios com ecossistemas homogêneos em relação à vegetação, ao solo, ao clima, à fauna e à flora. O Brasil é dividido em seis biomas. A pesquisa do IBGE chama atenção para o fato de que o desmatamento, além dos danos ao solo, aos recursos hídricos e às espécies de fauna e flora, aumenta as emissões de gás carbônico na atmosfera.

"O monitoramento dos biomas brasileiros torna-se indispensável não só para sua preservação como para qualquer tipo de intervenção ou lei que pretenda regular o uso dos recursos naturais no Brasil. A partir dos levantamentos de desmatamentos e áreas remanescentes, o Brasil saberá onde estão as áreas que precisam ser recuperadas e as que poderão servir às atividades econômicas, sem abertura de novas áreas", diz o estudo.

Por ser o bioma mais devastado, a Mata Atlântica também tem o maior número de espécies da fauna extintas ou ameaçadas de extinção: cerca de 260. No total, o IBGE apontou nove espécies extintas, 122 espécies criticamente em perigo, 166 em perigo e 330 vulneráveis.

Desmatamento na Amazônia - (Foto: Google).

Região do bioma Mata Atlântica, que perdeu mais de 13 mil hectares no último ano - (Foto: SOS Mata Atlântica/Inpe).

Um comentário:

  1. Muito bem lembrado! Esse assunto é o contraponto da "Rio+20", essa farsa que as autoridades brasileiras inventaram sediar para fazer bela figura.
    Morador da zona rural de Niterói, você acha que eu posso me ausentar da minha propriedade num domingo qualquer? Não! Não posso, mesmo! A razão encontra-se sempre nos céus repletos de balões de variados tamanhos, balões que, em queda, são perseguidos por baloeiros criminosos e longe do alcance da lei. Em Tribobó, bem próximo, lá se encontra um batalhão do IBAMA, para inglês ver. RJ, capital... Incúria!

    ResponderExcluir