quinta-feira, 21 de junho de 2012

Bispos da Igreja Anglicana cobram para ir ao Parlamento britânico

[Fazendo um trocadilho com a frase bíblica "The Lord will provide" ("O Senhor proverá") (Gênesis 22:14), o jornal inglês The Independent publicou hoje reportagem com um título que faz jus ao famoso humor britânico: "The Lords will provide: Bishops are paid up to £ 27,000 for attending Parliament" ("Os Lordes proverão: Bispos recebem até 27.000 libras para comparecer ao Parlamento"). A reportagem se refere à estranhíssima -- mas legal -- prática da Casa dos Lordes (House of Lords - a câmara alta do Parlamento do Reino Unido) de pagar a bispos (da igreja Anglicana, obviamente) para comparecer às suas sessões. Traduzo a seguir o texto do jornal . O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

Bispos estão cobrando um valor fixo de até 27.000 libras esterlinas por ano de ajuda de custo para comparecer a sessões da Casa dos Lordes, além dos custos de viagem. O Birô de Jornalismo Investigativo e o The Independent descobriram que alguns bispos estão cobrando até o valor máximo de ajuda de custo para comparecer a sessões da câmara alta, e ao mesmo tempo conservam seus empregos de horário integral em suas dioceses. Outros comparecem a essas sessões sem reivindicar nenhum dinheiro público.

De acordo com as normas vigentes, os pares ["peers", membros da nobreza; "peers of the realm", aqueles que têm assento na Casa dos Lordes] têm três valores de diária à sua escolha para cobrir suas despesas de estadia e manutenção em Londres: £ 300, £ 150 ou zero. Entretanto, não são obrigados a dar recibo e podem reivindicar a cobertura de suas despesas de viagens. A Igreja da Inglaterra (Igreja Anglicana) tem presença garantida na câmara alta por sua condição de religião oficial do país. Apesar de tentativas em curso para reduzir sua participação ou de introduzir representantes de outros credos, ainda há 26 vagas para Lordes Espirituais. Bispos podem escolher comparecer em ocasiões específicas, quando nelas se discutirem assuntos de seu interesse. De acordo com os planos do governo, seria reduzido para 12 o números de bispos com assento na Casa dos Lordes -- com a ideia de permitir que algumas outras religiões tenham também esse direito [se isso vingar, a escolha das "outras" religiões certamente gerará divergências e confusão].

A um bispo denominado "Lorde Espiritual" é requerido que compareça e conduza orações em cada dia em que haja sessão da Casa [quando a gente se lembra que o "São Pedro" da igreja Anglicana foi Henrique VIII e se recorda das razões que o levaram a separar a Igreja da Inglaterra da igreja de Roma, e somando-se a isso essa figura esdrúxula do Lorde Espiritual, esse costume parlamentar fica ainda mais estranho]. Mas, uma análise das ajudas de custo pagas pela Casa dos Lordes revela que alguns bispos estão passando até duas semanas de cada mês nessa Casa -- algumas vezes cobrando o máximo valor dessa ajuda. 

De outubro de 2010 a novembro de 2011:
  • o bispo de Chester compareceu à Casa em 97 dias, cobrando 27.600 libras em ajuda de custo e 7.309 libras de despesas de viagens;
  • o bispo de Liverpool compareceu a 60 sessões e cobrou 15.600 libras por isso, mais 4.220 libras de despesas de viagem.
[...] Em contraste, vários bispos compareceram à Casa mas não cobraram nada por isso, como o bispo de Birmingham (22 vezes), o arcebispo de York (16 vezes) e o arcebispo de Canterbury. Entretanto, o bispo de Londres cobrou 3.750 libras por ter comparecido à Casa dos Lordes em 24 ocasiões. 

Os bispos não pagam aluguel de suas casas, e para cobrir os custos adicionais de manter suas residências históricas podem fazer uso de ajudas de custo providas pelos Comissários da Igreja, que administram o portfólio de 5 bilhões de libras de propriedades e ações da igreja. Têm carro oficial à disposição para circularem em suas dioceses, e podem pedir ajuda de custo para receber convidados, para pequenos consertos em suas casas, aquecimento e iluminação, jardineiros e serviçais de limpeza.

[...] Andrew Copson, da Associação Humanista Britânica, disse que "a reforma [da Casa] dos Lordes deveria acabar com essa prática medieval de lugares reservados automaticamente para bispos em nossa legislatura".

Peter Forster, bispo de Chester, foi 97 vezes à Casa dos Lordes e cobrou 27.600 libras de ajuda de custo e mais 7.309 libras de despesas de viagens - (Foto: The Independent).



Nenhum comentário:

Postar um comentário