domingo, 17 de junho de 2012

Desertor da força aérea americana aparece na Suécia

David Hemler levou uma vida em segredo na Suécia por quase três décadas, mas agora apareceu e contou sua história a um jornal sueco. Hemler tinha 21 anos e pertencia ao 6913° Esquadrão de Segurança Eletrônica da Força Aérea Americana em Augsburg, Alemanha, quando deixou a base aérea [em 10 de fevereiro de 1984] e foi de carona para a Suécia. Ele hoje vive em Estocolmo, é casado e tem três filhos, informa o site sueco de notícias Local

"A Suécia é um país fantástico para pessoas como eu. Muita gente pensa que deve ter sido horrível para mim carregar esse segredo por tanto tempo, mas o que mais senti foi a falta de meus pais", disse ele ao jornal Dagens Nyhter, segundo o site Local. Ele não permitiu que o jornal divulgasse o nome que tem usado na Suécia.

O Birô de Investigações Especiais da Força Aérea dos EUA lista Hemler, um nativo da Pennsylvania, como um dos oito "fugitivos da força aérea".

Hemler decidiu quebrar seu silêncio porque sentia falta da família, contactando-a inicialmente há quatro semanas atrás, informa a agência Reuters. Hemler disse que embora "esperasse e merecesse uma bronca de sua família, ninguém reagiu dessa maneira".

Hemler diz que cresceu desiludido com a política externa dos EUA sob o governo de Ronald Reagan, e decidiu abandonar a Força Aérea depois que lhe negaram seu pedido de dispensa, informa a agência UPI. Embora diga que sente falta dos EUA, ele ainda não se sente satisfeito com a política externa americana: "Por que a política é o que é hoje, se foram os EUA que forneceram armas aos talibãs e ao ditador iraquiano Saddam Hussein?".

David Hemler aos 21 anos, quando desertou da Força Aérea dos EUA, na Alemanha, em 10/02/1984 -- (Foto: Força Aérea americana).

David Hemler aos 47 anos, em foto com envelhecimento obtido digitalmente - (Fonte: The Local).

Nenhum comentário:

Postar um comentário