domingo, 10 de junho de 2012

Israel instala mísseis nucleares em submarinos importados da Alemanha (I)

[A vida nos reserva surpresas inimagináveis! Quem pensaria em ver um dia Israel equipado com armamento alemão e, ainda por cima, com armas nucleares?!... É o que nos conta a Spiegel Online, a versão em inglês da famosa revista alemã Der Spiegel (O Espelho), em reportagem do dia 4 de junho que traduzo a seguir. Devido à extensão do texto, tive que dividí-lo em partes, mesmo condensando-o -- eliminei apenas o supérfluo, devido à importância do conteúdo. As revelações parecem ser o roteiro de um filme de James Bond, porém com fatos reais ... 

Constata-se a relação doentia entre Alemanha e Israel, por razões óbvias, e como Israel mantém implacavelmente a Alemanha refém de seu passado. O que estiver entre colchetes e em itálico é de minha responsabilidade.]

Durante anos, muito se conjeturou sobre a exata capacidade [militar] dos submarinos exportados pela Alemanha para Israel. Agora, especialistas dos dois países confirmaram que mísseis com ogivas nucleares foram instalados nessas embarcações. E o governo alemão há muito tempo sabe disso.

O orgulho da marinha israelense, o submarino Tekumah ["Renascimento", em hebraico], balança suavemente nas águas do Mediterrâneo no pier do porto de Haifa. O oficial encarregado dos visitantes recebe-os com um "Bem-vindo ao Tekumah. Bem-vindo ao meu brinquedo". O Tekumah havia chegado de uma missão secreta nas primeiras horas da manhã.

No interior do submarino o ar tem um cheiro meio de mofo. No meio da embarcação, o corredor se alarga e entra num centro de comando, com postos de trabalho agrupados em torno de um periscópio. Há uma fila de monitores com os nomes da Siemens, a gigante alemã da eletrônica, e da Atlas, uma empresa de eletrônica sediada em Bremen.

O "Centro de Informação de Combate", nome dado pelos israelenses ao centro de comando, é o coração do submarino, o lugar onde chega toda a informação e de onde todas as operações são direcionadas. Um monitor de vídeo aceso indica que a quilha do submarino está, no momento, a 7,5 m abaixo do nível do mar. "Isto foi todo construído na Alemanha, de acordo com especificações israelenses", diz o oficial, "assim como os sistemas de armamento". O Tekumah, com 57 m de comprimento e 7 m de largura, é uma joia de engenharia de precisão, pintada de azul e feita na Alemanha. Para ser mais preciso, é uma peça de engenharia de precisão feita na Alemanha, que tem condições de ser equipada com armamento nuclear.

Sem margem para dúvidas

Bem nos seus interiores, nos deques 2 e 3, os submarinos contêm um segredo que mesmo em Israel é conhecido por poucos: ogivas nucleares, pequenas o suficiente para serem colocadas em mísseis de cruzeiro, mas suficientemente poderosas para realizar um ataque nuclear de resultados devastadores. Esse é considerado um dos segredos mais bem guardados da história militar moderna. Qualquer um que falar abertamente sobre ele em Israel corre o risco de ser condenado a longos anos de prisão.

Uma pesquisa realizada pela Spiegel na Alemanha, em Israel e nos EUA, entre atuais e anteriores ministros de governo, autoridades militares, engenheiros de defesa e agentes de inteligência não deixa mais qualquer margem para dúvidas: com a ajuda da tecnologia marítima dos alemães, Israel conseguiu criar seu próprio arsenal flutuante de armamento nuclear: submarinos equipados com armamento nuclear.

Jornalistas nunca haviam estado antes dentro de uma dessas embarcações de combate. Embora geralmente sob condição de anonimato, numa inusitada demonstração de abertura, políticos e oficiais militares seniores de Israel estavam agora dispostos a falar sobre a importância da cooperação militar germano-israelense e o papel da Alemanha. "No fundo, é muito simples", diz o ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak. "A Alemanha está ajudando a defender a segurança de Israel. Os alemães podem se orgulhar do fato de terem garantido a segurança do Estado de Israel por muitos anos ainda por vir".

Por outro lado, qualquer pesquisa ou levantamento feito em Israel [pela Spiegel ou qualquer outro] estava sujeito a censura. Citações por israelenses, assim como fotos feitas, tinham que ser submetidas aos militares. Perguntas sobre o poderio nuclear de Israel, em terra ou no mar, eram tabu. E os deques 2 e 3, onde o armamento é mantido, permaneciam vedados a visitantes.

Na Alemanha, a assistência militar do governo ao programa de submarinos de Israel tem sido polêmica por pelo menos 25 anos, e um tema de discussão para a mídia e o parlamento. A chanceler Angela Merkel receia o tipo de debate público que o Prêmio Nobel de literatura [alemão] Günter Grass recentemente reacendeu, com um poema de críticas a Israel. Merkel insiste na confidencialidade e não quer que os detalhes dos entendimentos sejam feitos públicos. Até hoje, o governo alemão mantém sua posição de que não sabe de nada a respeito de um programa de armamento nuclear de Israel.

"Objetivos do poderio nuclear"

(cont.)
Capa da edição impressa de 4 de junho da revista Der Spiegel, que tem como artigo de capa a reportagem traduzida nesta e nas postagens seguintes. O título na capa diz: "Operação secreta Sansão - Como a Alemanha amplia o poderio nuclear de Israel" - (Foto: Spiegel Online).

Nenhum comentário:

Postar um comentário