segunda-feira, 11 de junho de 2012

Apple lança app de mapas, notebooks com tela Retina e novos sistemas

Nesta segunda-feira (11), a Apple anunciou um novo aplicativo de mapas para o sistema móvel iOS, notebooks com tela de altíssima resolução, novos idiomas para a assistente pessoal Siri e versões novas dos sistemas OS X e iOS. As novidades foram reveladas na abertura da 23ª edição do WWDC (Worldwide Developers Conference), evento anual da Apple voltado para desenvolvedores.

Veja fotos do WWDC 2012, evento da Apple

Phil Schiller, executivo da Apple, demonstra o novo MacBook Pro no evento WWDC 2012 em São Francisco - (Foto:Justin Sullivan/France Presse).

MacBook Pro

A nova geração de notebooks MacBook Pro será mais fina e contará com uma tela da linha Retina, com quatro vezes mais pixels que o modelo anterior e já vista no novo iPad. "É o computador mais lindo que já fizemos", disse Phil Schiller, vice-presidente de marketing de produto da Apple. "Surfar pela internet vai ser como ler uma revista impressa de qualidade". 

O notebook, que começa a ser vendido já nesta segunda, terá tela de 15,4 polegadas, 7 horas de bateria e preço a partir de RS$ 9.999 no Brasil. 

Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, fala sobre o Mountain Lion OS durante a WWDC 2012 - (Foto:Stephen Lam/Reuters).

OS X

O Mountain Lion, nova versão do OS X, sistema operacional para computadores e notebooks da Apple, permitirá converter voz em texto --em vez de usar o teclado, será possível falar ao microfone para escrever um texto no Word, por exemplo. 

O navegador web da empresa para OS X, o Safari, agora terá uma barra unificada para entrada de endereços e termos de busca, como no Chrome, do Google, e no Internet Explorer, da Microsoft. 

Com lançamento previsto para julho, o Mountain Lion custará US$ 19,99.

Mapas

A Apple passará a usar seu próprio serviço de mapas no próximo semestre, que irá substituir o popular e onipresente aplicativo do Google, colocando um fim na parceria de cinco anos das duas empresas e abrindo um novo mercado para a firma de Cupertino. O principal destaque do novo aplicativo Maps estará nas imagens 3D, coletadas com ajuda de três companhias de mapeamento compradas em anos recentes: PlaceBase, C3 Technologies e Poly9. 

O Flyover, como a Apple chama o modo de visualização tridimensional, terá visualização "fotorrealística", segundo a empresa, será baseado em vetores e será interativo. 

O serviço estará disponível no iOS 6, que deve chegar entre setembro e novembro deste ano. A primeira versão beta (de testes) do sistema estará disponível nesta segunda-feira (11) apenas para desenvolvedores. 

Scott Forstall, vice-presidente sênior de IOS da Apple, apresenta o serviço de mapas da empresa na WWDC 2012, nos EUA - (Foto: Stephen Lam/Reuters).

Siri

Com apenas oito meses de vida, a assistente de voz Siri, do celular iPhone 4S, aprendeu a falar mandarim, italiano e espanhol, mas nada ainda de português. Além disso, a Siri também estará disponível para iPad. 

Facebook no IOS

Ao associar sua conta do Facebook ao seu aparelho com iOS 6, que terá integração com a rede social, o usuário poderá, por exemplo, publicar imagens no Facebook a partir do aplicativo de fotos e "curtir" aplicativos da App Store.  Informações dos perfis dos seus amigos na rede social poderão ser integradas aos contatos do aparelho. 

 Integração do novo IOS com o Facebook é mostrada na WWDC 2012 - (Foto: Stephen Lam/Reuters).

Duzentas novidades no IOS 6

Outra novidade do iOS 6 --que terá 200 recursos novos, segundo a Apple-- é o modo "não perturbe", para evitar que o usuário seja incomodado com mensagens e ligações enquanto dorme.

O FaceTime, aplicativo de videoconferência, poderá ser usado em redes móveis de operadoras no iOS 6 --atualmente, ele só funciona por meio de Wi-Fi.  

No aplicativo de e-mail do novo sistema, será possível adicionar contatos preferidos a uma lista VIP --mensagens enviadas por eles serão marcadas com uma estrela. 

A Apple anunciou ainda um novo aplicativo chamado Passbook, que agrega cartões de embarque de avião, ingressos de cinema e cartões promocionais de estabelecimentos como o Starbucks.

30 bilhões de Apps baixados

Tim Cook, presidente-executivo da Apple, afirmou que a App Store ultrapassou a marca dos 30 bilhões de aplicativos baixados e já pagou US$ 5 bilhões para seus desenvolvedores. 

A App Store tem hoje 400 milhões de contas cadastradas com cartões de crédito e 650 mil aplicativos disponíveis, incluindo 225 mil específicos para iPad.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário