sexta-feira, 15 de junho de 2012

Canon terá no Brasil sua primeira fábrica fora da Ásia

A japonesa Canon anunciou nesta segunda-feira (11/6) que montou uma subsidiária em Manaus para fabricar câmeras e atender ao crescente mercado brasileiro. Será a primeira unidade industrial da companhia fora da Ásia. Atualmente, a empresa produz câmeras em sete unidades, sendo quatro no Japão e as demais na China, na Malásia e em Taiwan.

O início das operações da nova unidade está marcado para julho de 2013, um ano antes da Copa do Mundo da Fifa no Brasil. "Recentemente, o mercado de câmeras digitais tem mostrado crescimento constante, liderado por países emergentes. O Brasil, em particular, tem um grande mercado, com demanda que deve crescer, o que tem criado a necessidade de termos um fornecimento estratégico de produtos", afirmou a Canon em comunicado à imprensa.

A nova unidade receberá investimento de 110 milhões de ienes, cerca de 2,8 milhões de reais, e terá 60 funcionários até o fim de 2013.

O anúncio da subsidiária ocorre pouco mais de um ano após a rival Nikon divulgar investimento de 10 milhões de dólares na criação de uma unidade no Brasil, a primeira da empresa na América do Sul.

No Brasil, a Canon opera desde 1974 e atualmente tem cerca de 350 funcionários. A empresa atua no país na distribuição de equipamentos de impressão, enquanto a linha de consumo, que inclui câmeras e filmadoras, é comercializada por distribuidores da marca.

A companhia japonesa informou ao jornal Valor Econômico, por meio de sua assessoria de imprensa, que a produção no Brasil faz parte da estratégia global de fortalecer a atuação em países emergentes, que apresentam as maiores taxas de crescimento no consumo de câmeras digitais. O país, segundo a Canon, é atualmente o quarto maior mercado de câmeras digitais do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, da China e do Japão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário