sexta-feira, 22 de junho de 2012

Avião suiço movido a energia solar faz com sucesso voo de 17h30 de duração

Às 00h26 de ontem, hora local, pilotado pelo suiço André Borscheberg, o avião suiço Solar Impulse movido a energia solar aterrisou em Quarzazate, no Marrocos, após um voo de 17h30, destacando-se entre os que o recepcionaram os responsáveis pela agência marroquina de energia solar (Masen).

Era sua segunda tentativa para chegar ao sul do país. O Solar Impulse, que voa sem uma gota sequer de combustível, havia sido obrigado em 13 de junho a retornar a meio caminho do trajeto Rabat - Quarzazate (550 km), seu destino final, por causa de ventos fortes. "O voo foi de novo magnífico. Estava muito contente por estar muito alto. De manhã senti muito calor porque estava muito agasalhado", declarou o piloto suiço pouco antes de aterrisar.

Foram levantadas tendas perto do aeroporto para abrigar os organizadores do voo, que teve transmissão direta pelo site +solarimpulse.com+.

O Solar Impulse havia decolado em 24 de maio de Payerne (Suiça) para aterrisar em Rabat no dia 5 de junho, após uma escala em Madri. É previsto que ele dê uma volta ao mundo em 2014. Muito frágil, esse pássaro dos ares construído em fibra de carbono -- que tem o peso de uma minivan (1.600 kg) -- é movido por quatro motores elétricos de 7,5 kW (10 HP) cada um, alimentados por 11.628 células fotovoltaicas que cobrem os 200 m² de sua imensa asa.

"A viagem transcorreu muito bem e há um clima de festa. Estou sem dúvida muito satisfeito e feliz", declarou Borscheberg, sorridente apesar do cansaço. Agradeceu igualmente aos marroquinos que participaram da organização do voo.

Vídeo da decolagem de Rabat para Quarzazate - (Fonte: You Tube).

"Solar Impulse": voar à noite com energia solar: é possível? - (Vídeo: You Tube).

O Marrocos, que importa quase toda a energia que consome, tem um programa ambicioso de instalação de 2.000 MW de geração por energia solar até 2020, exigindo um investimento estimado originalmente em 9 bilhões de dólares.

O avião suiço movido a energia solar "Solar Impulse" - (Foto: Divulgação).

O "Solar Impulse" pousando ontem no Marrocos - (Foto: Divulgação).

O "Solar Impulse" logo após o pouso em Quarzazate, no Marrocos - (Foto: Divulgação).

O "Solar Impulse" após o pouso no Marrocos - (Foto: Divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário