Algumas das maiores empresas mundiais de internet e de finanças desenvolveram uma nova abordagem para combater o spam, com a esperança
de reduzir as trapaças online e via e-mail. Facebook, Google e Microsoft
se aliaram aos grupos financeiros Bank of America, Fidelity Investments
e à divisão PayPal do eBay a fim de criar padrões setoriais que impeçam
criminosos de enviar mensagens de spam que parecem ter por origem
endereços de e-mail de empresas.
Criminosos muitas vezes assumem a identidade de bancos e outras empresas
de confiança em seus esforços para persuadir destinatários de e-mail a
revelar números de cartões de crédito, informações sobre contas
bancárias e outros dados pessoais, ou clicar em links que infectariam
seus computadores com software nocivo. A nova abordagem prevê que os serviços de e-mail e empresas ataquem os
praticantes de spam por meio da coordenação do uso de duas tecnologias
existentes de autenticação de e-mail, conhecidas pelas siglas SPF e
DKIM, que ainda não foram adotadas em larga escala.
O PayPal é uma das empresas que já utilizam as tecnologias SPF (Sender
Policy Framework) e DKIM (DomainKeys Identified Mail) para combater
trapaças via e-mail, mas apenas por meio de parcerias com o Yahoo e
Google, disse Brett McDowell, gerente de segurança do PayPal e
presidente do grupo de trabalho que desenvolveu o novo padrão. O grupo é conhecido como DMARC.org, ou Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance.
Se o Yahoo ou o Google recebem um e-mail que alega o PayPal como origem
mas não conta com a devida autenticação via SPF ou DKIM, a mensagem não é
entregue. Mas, caso a mensagem tenha sido encaminhada a outros serviços
de e-mail, pode ser aceita. “O que precisamos é de um padrão para toda a internet que permita esse
nível de proteção em larga escala, sem necessidade de quaisquer
discussões ou acordos de parceria”, disse McDowell. “Essa é a proposta
de trabalho da DMARC”. Outras empresas envolvidas no projeto são American Greetings, LinkedIn e
Yahoo, além de Agari, Cloudmark, eCert, Return Path e Trusted Domain
Project.
Michael Versace, analista de segurança da IDC, disse que a abordagem
recomendada pelo grupo parece efetiva e de baixo custo. Mas ponderou que
o setor precisa continuar desenvolvendo tecnologias de combate a spam,
prevendo que os cibercriminosos desenvolvam formas de contornar as
proteções da DMARC.
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