sábado, 7 de janeiro de 2012

Cartas dos Leitores

Toda vez que se escreve para a seção de "Cartas dos Leitores" de qualquer veículo de mídia, impresso ou não, sabe-se de antemão que esse veículo tem o poder -- e o exerce, sempre que julgar necessário e/ou conveniente -- de editar seu texto. Geralmente a intenção é a melhor possível, e é compreensível, mas às vezes são cortadas frases ou expressões que a gente gostaria imensamente que fossem publicadas. Esse é o caso de uma carta minha, publicada hoje no Globo.

Texto publicado hoje (07/01/12)

Nada do que se escreveu ou se escreverá é ou será suficientemente indignado para qualificar o comportamento criminoso e irresponsável de autoridades federais e estaduais -- e também de algumas municipais -- na (falta de) prevenção de desastres por enchentes. Em Brasília, temos uma presidente cujo governo tem a firmeza e a constância de rumo de uma biruta de campo de aviação, que confunde autoridade com autoritarismo, que não tem agenda e faz uma administração ruim. No Ministério da Integração, a igualdade constitucional entre os cidadãos é piada: na gestão Geddel Lima, os preferidos eram os baianos; na de Fernando Bezerra, os pernambucanos, e por aí vai. E o revoltantemente pior é que ninguém é punido por nada. Que democracia é essa?


Texto enviado (em azul, o que foi eliminado)


Nada do que já se escreveu ou se escreverá é ou será suficientemente indignado para qualificar o comportamento criminoso e safadamente irresponsável de autoridades federais e estaduais -- e também de algumas municipais -- na (falta de) prevenção de desastres por enchentes. Em Brasília, temos uma presidente cujo governo tem a firmeza e a constância de rumo de uma biruta de campo de aviação, que confunde autoridade com autoritarismo, que não tem agenda e faz uma administração por eructação. No Ministério da Integração, a igualdade constitucional entre os cidadãos é piada: na gestão Geddel Lima, os preferidos eram os baianos, na de Fernando Bezerra, os pernambucanos, e por aí vai. No Estado do Rio, temos um ator de pornochanchada desperdiçado como governador.  E o revoltantemente pior é que ninguém é punido por nada. Que democracia é essa?!


Nenhum comentário:

Postar um comentário