As vendas mundiais de computadores caíram 1,4% no quarto trimestre de 2011, principalmente devido à baixa demanda na Europa Ocidental e
Estados Unidos, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner. “Depois de dois trimestres de crescimento positivo, os embarques
mundiais de computadores ficaram em 92,2 milhões de unidades no quarto
trimestre”, informou o Gartner na quarta-feira, 11.
As vendas de computadores na Europa, Oriente Médio e África foram de
29,8 milhões de unidades, queda de 9,6% ante o mesmo período em 2010,
enquanto nos Estados Unidos, onde os consumidores deram preferência a
tablets de mídia e smartphones, e não a computadores, a queda foi de
5,9%.
O Gartner disse que o crescimento no mercado empresarial e nos países
emergentes não havia bastado para compensar a lentidão nos mercados
maduros. “A grande surpresa foram os EUA. Esperávamos estagnação mas não queda”,
disse David Daoud, analista do IDC. “É o pior desempenho desde o quarto
trimestre de 2008, logo depois da quebra do Lehman Brothers”, afirmou,
se referindo ao colapso do banco de investimento. Daoud atribuiu a queda às enchentes na Tailândia em outubro, que
provocaram uma escassez de discos rígidos, e à baixa confiança entre os
consumidores.
Mas o Gartner disse que a escassez teve efeito limitado sobre os
embarques e preços do quarto trimestre, e que exerceria grande impacto
apenas na primeira metade de 2012.
Entre os fabricantes, a Hewlett-Packard manteve o primeiro posto apesar
de uma queda de vendas de 16,2% ante o quarto trimestre de 2010. A queda se deveu à confusão do mercado quanto às suas operações de
computadores, afirmou o Gartner, afirmando que os preços agressivos dos
concorrentes, combinados à demanda fraca por computadores na temporada
de festas de fim de ano, também influenciaram o resultado.
O Lenovo Group, da China, mostrou o maior avanço no trimestre, com 23% de alta nas vendas.
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