segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Grécia não vê risco de acordo para reestruturação da dívida fracassar

A Grécia não vê risco de um colapso nas negociações sobre um acordo para a reestruturação da dívida do país com os credores privados, apesar de um aparente impasse com relação ao plano de troca de títulos no fim de semana, disse um porta-voz do governo grego. Respondendo a uma questão sobre se há risco de o acordo fracassar, o porta-voz do governo grego, Pantelis Kapsis, declarou ao canal de rádio estatal Net: "Não é claro que não".

Os comentários foram feitos enquanto os 17 ministros das Finanças da zona do euro se preparam para uma reunião mais tarde, em Bruxelas, na qual centrarão o foco na crise da dívida da Grécia. A ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, deverá atualizar seus colegas sobre o ponto em que estão as negociações com credores do setor privado para reestruturar cerca de € 206 bilhões em dívidas.

As conversas em Atenas entre o diretor do Instituto para Finanças Internacionais (IIF), Charles Dallara, que representa os credores privados da Grécia, e altas autoridades do país terminaram no sábado, depois de dias de negociações sobre reestruturação da dívida. Os dois lados pareceram estar se aproximando de um acordo segundo o qual os novos bônus gregos teriam juro de 3,5% para os vencimentos mais curtos, que subiriam gradualmente até 4,6% nos bônus mais longos. O cupom médio somaria pouco mais de 4%.  No entanto, pessoas com conhecimento do assunto disseram que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Alemanha não acreditam que a dívida da Grécia voltará para níveis sustentáveis se o cupom médio dos novos bônus ficar em torno de 4% e pressionam por uma taxa menor, de 3,5%.

Progresso

As conversas da Grécia com os credores do setor privado sobre um acordo para reestruturar sua dívida estão progredindo bem e devem ser finalizadas ao longo desta semana, disse hoje o comissário para Assuntos Econômicos e Monetários da União Europeia, Olli Rehn.  "As conversas estão avançando bem num nível técnico, estou confiante que iremos concluir as negociações em breve sobre o envolvimento do setor privado, preferivelmente ao longo desta semana", afirmou Rehn.

Questionado se a zona do euro está preparada para emprestar mais recursos à Grécia se for necessário, ele respondeu que "decisões foram tomadas em outubro e (as autoridades europeias) estão trabalhando com base nelas". As decisões à que Rehn se refere preveem nova ajuda de 130 bilhões de euros à Grécia, incluindo uma contribuição de cerca de 30 bilhões de euros no desconto da dívida pelo setor privado. 

Rehn informou ainda que os ministros de Finanças da região irão avaliar também as últimos políticas contra a crise adotadas pelos governos da Itália e Espanha. Ele acrescentou que os ministros, reunidos em Bruxelas no encontro do Eurogrupo, planejam finalizar o pacto fiscal fechado pelos governos da região na cúpula de dezembro. As informações são da Dow Jones.

O ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, também acredita que a Grécia está pronta para finalizar um acordo com credores do setor privado no tempo certo. Falando a jornalistas a caminho da reunião dos ministros de Finanças da zona do euro, o Eurogrupo, Venizelos disse que, "sobre o envolvimento do setor privado, nós estamos sempre em linha com nossos parceiros". "Nós temos uma cooperação construtiva com o setor privado e estamos prontos para finalizar o processo no tempo certo", declarou. As informações são da Dow Jones. 

[É surpreendente e admirável ver esse otimismo da Grécia, o país das tragédias ...]

Evangelos Venizelos, Ministro das Finanças da Grécia - (Foto: Wikipedia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário