O Twitter criticou as mudanças que o Google anunciou em seu serviço de buscas
na terça-feira, 10 descrevendo-as como “ruins” para os consumidores e
as empresas de conteúdo da web. Segundo a empresa, as modificações do Google tornarão mais difícil para usuários localizarem as notícias urgentes publicadas através do serviço de microblogs.
“Como vimos repetidas vezes, as notícias urgentes surgem primeiro no
Twitter. Como resultado, contas do Twitter e tweets são muitas vezes os
resultados de busca mais relevantes”, afirmou a companhia em
comunicado. ”Estamos preocupados com a possibilidade de que, como
resultado das mudanças no Google, encontrar essas informações fique mais
difícil para todos. Acreditamos que as mudanças são ruins para as
pessoas, editores, organizações noticiosas e usuários do Twitter”,
afirma o comunicado.
As críticas do Twitter, surgidas apenas horas depois que o Google
anunciou novos recursos cujo objetivo é personalizar mais os resultados
de busca, sublinharam a crescente concorrência entre as duas companhias.
E surgem em um momento no qual o Google vem enfrentando uma
investigação antitruste pela suspeita de que favorece os seus serviços
nos resultados de busca apresentados.
Um porta-voz do Twitter não quis comentar se a empresa estava pensando
em recorrer às autoridades antitruste para reclamar das mudanças no
Google. Em uma mensagem pública, o Google afirmou: “Estamos um pouco surpresos
com os comentários do Twitter sobre o Search plus Your World, porque
eles optaram por não renovar seu acordo conosco, no ano passado”.
Um acordo assinado em 2009, que permitia que o Google oferecesse
retornos em tempo real sobre mensagens do Twitter como parte de seus
resultados de busca, expirou em julho. O Google também informou estar respeitando as instruções de código
incorporadas a certas mensagens do Twitter, sob as quais serviços de
busca não devem incluir aquele conteúdo em seus resultados de busca.
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