segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Destroços de sonda russa caem no Pacífico, próximo à costa chilena

Destroços da sonda Fobos-Grunt, que fracassou em sua missão de chegar a Marte, caíram na tarde deste domingo no Oceano Pacífico, próximo à costa do Chile.

A nave é uma das mais pesadas e mais tóxicas que já caíram na Terra, ainda que a agência espacial russa tenha dito que a maior parte do veículo tenha se incinerado na entrada da atmosfera. De acordo com agências de notícias russas, os destroços caíram a cerca de 1.250 quilômetros da ilha Wellington, na costa sul do Chile. De acordo com o órgão, o que sobraria da espaçonave ficaria dividido em 20 a 30 pedaços, com um peso total não superior a 200 quilos.

Um dos últimos relatórios divulgados pela agência espacial russa antes da queda gerou temores na Argentina, pois dizia que ela poderia cair na cidade de Rosário, a 300 quilômetros da capital Buenos Aires.

A sonda foi lançada em novembro com o ambicioso objetivo de recolher rochas de uma lua de Marte e trazê-las de volta para a Terra. No entanto, a Fobos-Grunt teve problemas logo após seu lançamento, a 345 quilômetros de sua base.  Ver também postagem em que autoridade espacial russa insinua que a causa falha da Fobos pode ter sido sabotagem.

Esta é a terceira espaçonave importante a reentrar na atmosfera em quatro meses, após os retornos do satélite americano UARS, em setembro, e do telescópio alemão Rosat em outubro. Ambos caíram no oceano.

 A imagem da sonda em queda foi captada pelo radar alemão TIRA (Tracking and Imaging Radar) - (Foto: Fraunhofer FHR).

A sonda Fobos-Grunt foi lançada no ano passado, em direção a Marte, mas a missão fracassou - (Foto: BBC Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário