Número do dia: 17%
Foi o aumento do preço do Picanto em 2011 antes da alta do IPI
Num ano em que o dólar avançou 12,6%, o preço do carro importado subiu, enquanto o do nacional caiu, mostram dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Mesmo antes de começar a valer o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre veículos estrangeiros, em dezembro, diversos modelos haviam registrado alta superior aos veículos nacionais.
O Kia Picanto, por exemplo, um dos automóveis importados mais vendidos, subiu 18,7% no ano passado (versão EX 1.0 Flex Automático), atingindo o preço de R$ 44.450 na tabela da Fipe de dezembro. Em novembro, antes de a alta do IPI começar a valer, o carro já acumulava uma alta de 17%, sendo vendido a R$ 43.830.
O Radar Econômico selecionou uma versão de cada um dos dez modelos nacionais e importados mais vendidos no ano passado e observou a evolução dos preços registrada na tabela da Fipe. Entre os fabricados aqui, foi verificada uma queda média de 1,98% ao longo de 2011. Já entre os importados, houve um aumento médio de 5,8%. Foram considerados apenas os modelos que já estavam sendo vendidos desde o início do ano passado. Os carros da chinesa JAC Motors, por isso, ficaram fora da lista.
Veja quanto variou o preço de cada um dos dez automóveis importados mais vendidos em 2011.
Importados | Preço em dez/11 (R$) | Variação em 2011 (%) | Variação 2011 até nov.(%) | |
Kia Cerato 1.6 16V | 57.716 | 9,8 | 7,2 | |
Kia Soul 1.6 16V Flex | 58.364 | 2,8 | 9,8 | |
Kia Bongo K-2500 2.5 4×2 TB | 56.666 | 11,9 | 11,1 | |
Kia Sorento 2.4 16V 174 cv 4×2 Aut. | 110.540 | 5,6 | 3,6 | |
Kia Sportage LX 2.0 16V 166cv | 86.250 | 2,9 | 2,7 | |
Kia Picanto 1.1 / EX 1.0 Flex Aut | 44.450 | 18,7 | 17 | |
Hafei Towner Pick-up 1.0 8V 48cv 2p | 27.990 | 3,3 | 1,5 | |
EFFA Picape 1.0 8V 2p | 21.650 | -1,8 | -5,7 | |
Chery Face 1.3 16V | 32.930 | 2 | 2,6 | |
BMW X1 SDRIVE 18i 2.0 16V 4×2 Aut. | 121.000 | 2,8 | 4,2 |
Confira também a variação dos preços dos veículos fabricados no Brasil mais vendidos.
Nacionais | Preço em dez/11 | Variação (%) |
VW Gol 1.0 Mi Total Flex 8V 4p | 30.109 | -5,8 |
Fiat Uno 1.6 Mille 1.0 Fire | 26.133 | 2 |
GM Celta LS 1.0 MPFI 8V Flex Power 3p | 24.050 | -4,6 |
GM Corsa Sedan Premium 1.4 8V Econoflex 4p | 35.642 | -6,3 |
VW Fox 1.0 Total Flex 8V 3p | 32.164 | -2,3 |
Fiat Strada 1.4 mpi Fire Flex 8V CE | 35.721 | 1,2 |
Fiat Palio 1.0 Celebr. Economy F.Flex 8V 2p | 27.332 | -7,2 |
Ford Fiesta 1.0 8V Flex 5p | 31.934 | -0,4 |
Fiat Siena EX 1.0 mpi Fire | 30.735 | 1,8 |
VW Voyage 1.0 Mi Total Flex 8V 4p | 33.702 | 1,8 |
Enquanto isso, a KPMG International estima que o Brasil pode ser o 3° maior mercado automobilístico em 2016.
O Brasil poderá chegar em 2016 como o terceiro colocado no ranking dos maiores mercados automobilísticos do mundo, segundo pesquisa realizada pela KPMG International. Depois de terminar 2011 com a venda de 3,63 milhões de veículos, o País aparece na quinta posição.
A pesquisa da KPMG aponta ainda que a expectativa é que até 2017 o Brasil esteja exportando mais de um milhão de veículos ao ano. "O resultado da pesquisa demonstra claramente a imagem que o mercado automobilístico de todo o mundo projeta para Brasil: a de um país com a economia sólida e ótimas perspectivas para os negócios. Ao final, o mercado automobilístico encontrou um lugar propício no Brasil", afirmou, em nota, Charles Krieck, sócio-líder das áreas de Industrial Markets e Audit da KPMG no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário