sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Preço de carro importado sobe até 17% mesmo sem alta do IPI

O texto abaixo é da autoria de Sílvio Guedes Crespo e foi publicado hoje no blogue Radar Econômico do jornal O Estado de S. Paulo.

Número do dia: 17%
Foi o aumento do preço do Picanto em 2011 antes da alta do IPI

Num ano em que o dólar avançou 12,6%, o preço do carro importado subiu, enquanto o do nacional caiu, mostram dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Mesmo antes de começar a valer o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre veículos estrangeiros, em dezembro, diversos modelos haviam registrado alta superior aos veículos nacionais.

O Kia Picanto, por exemplo, um dos automóveis importados mais vendidos, subiu 18,7% no ano passado (versão EX 1.0 Flex Automático), atingindo o preço de R$ 44.450 na tabela da Fipe de dezembro. Em novembro, antes de a alta do IPI começar a valer, o carro já acumulava uma alta de 17%, sendo vendido a R$ 43.830.

O Radar Econômico selecionou uma versão de cada um dos dez modelos nacionais e importados mais vendidos no ano passado e observou a evolução dos preços registrada na tabela da Fipe. Entre os fabricados aqui, foi verificada uma queda média de 1,98% ao longo de 2011. Já entre os importados, houve um aumento médio de 5,8%.  Foram considerados apenas os modelos que já estavam sendo vendidos desde o início do ano passado. Os carros da chinesa JAC Motors, por isso, ficaram fora da lista.

Veja quanto variou o preço de cada um dos dez automóveis importados mais vendidos em 2011.
Importados Preço em dez/11 (R$) Variação em 2011 (%) Variação 2011 até nov.(%) 
Kia Cerato 1.6 16V 57.716 9,8 7,2
Kia Soul 1.6 16V Flex 58.364 2,8 9,8
Kia Bongo K-2500 2.5 4×2 TB 56.666 11,9 11,1
Kia Sorento 2.4 16V 174 cv 4×2 Aut. 110.540 5,6 3,6
Kia Sportage LX 2.0 16V 166cv 86.250 2,9 2,7
Kia Picanto 1.1 / EX 1.0 Flex Aut 44.450 18,7 17
Hafei Towner Pick-up 1.0 8V 48cv 2p 27.990 3,3 1,5
EFFA Picape 1.0 8V 2p 21.650 -1,8 -5,7
Chery Face 1.3 16V 32.930 2 2,6
BMW X1 SDRIVE 18i 2.0 16V 4×2 Aut. 121.000 2,8 4,2
.
Confira também a variação dos preços dos veículos fabricados no Brasil mais vendidos.
Nacionais Preço em dez/11 Variação (%)
VW Gol 1.0 Mi Total Flex 8V 4p 30.109 -5,8
Fiat Uno 1.6 Mille 1.0 Fire 26.133 2
GM Celta LS 1.0 MPFI 8V Flex Power 3p 24.050 -4,6
GM Corsa Sedan Premium 1.4 8V Econoflex 4p 35.642 -6,3
VW Fox 1.0 Total Flex 8V 3p 32.164 -2,3
Fiat Strada 1.4 mpi Fire Flex 8V CE 35.721 1,2
Fiat Palio 1.0 Celebr. Economy F.Flex 8V 2p 27.332 -7,2
Ford Fiesta 1.0 8V Flex 5p 31.934 -0,4
Fiat Siena EX 1.0 mpi Fire 30.735 1,8
VW Voyage 1.0 Mi Total Flex 8V 4p 33.702 1,8


Enquanto isso, a KPMG International estima que o Brasil pode ser o 3° maior mercado automobilístico em 2016.  

O Brasil poderá chegar em 2016 como o terceiro colocado no ranking dos maiores mercados automobilísticos do mundo, segundo pesquisa realizada pela KPMG International. Depois de terminar 2011 com a venda de 3,63 milhões de veículos, o País aparece na quinta posição.

A pesquisa da KPMG aponta ainda que a expectativa é que até 2017 o Brasil esteja exportando mais de um milhão de veículos ao ano. "O resultado da pesquisa demonstra claramente a imagem que o mercado automobilístico de todo o mundo projeta para Brasil: a de um país com a economia sólida e ótimas perspectivas para os negócios. Ao final, o mercado automobilístico encontrou um lugar propício no Brasil", afirmou, em nota, Charles Krieck, sócio-líder das áreas de Industrial Markets e Audit da KPMG no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário