"Se encontrar preço menor em outro lugar, lhe reembolsaremos a diferença, mais 30 euros". Trata-se de um anúncio de um eletrodoméstico? Não, é de uma empresa funerária berlinense, e ilustra o sucesso crescente na Alemanha dos enterros com desconto.
Esse tipo de enterro passou de 16% do total de funerais na Alemanha em 2009 para 20% em 2010, e deverá alcançar 26% em 2011 segundo o site especializado Besttatungen.de, que define como "desconto" as reduções de preço inferiores a 1.200 euros. [Obs.: "Bestattung" significa "funeral, enterro" em alemão].
O preço médio de um enterro "clássico" na Alemanha oscila entre 2.800 e 3.500 euros (mais ou menos entre R$ 6.800,00 e R$ 8.500,00), que duplica com a concessão de uso do cemitério e com a manutenção da sepultura, segundo a Federação alemã de empresas funerárias.
Segundo um estudo do site Besttatungen.de, a primeira razão invocada para pedir um enterro barato é "uma relação familiar distante" (58%), "a distância geográfica" (47%), e "recursos financeiros insuficientes" (41%). [Alemão gosta demais de fazer estudo, p'ro meu gosto ...].
O dono da empresa berlinense Sargdiscount ("desconto de caixão", literalmente), autora do anúncio que inicia esta postagem, diz que "a única coisa que incomoda meus clientes é o nome da minha firma", e acrescenta: "introduzi a transparência em um ramo de negócio muito secreto". [Ah, esses alemães ...].
Fachada de uma funerária na Alemanha --"Funerais Aarau - Enterros a partir de 499,00 Euros" - (Foto: John Macdougall/AFP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário