segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Brics não ameaçam hegemonia dos EUA, diz "pai" do neoliberalismo

Dez anos após a criação do acrônimo Bric, os países do grupo não formam um bloco coeso e não são capazes de criar uma aliança para ameaçar a hegemonia dos Estados Unidos no mundo, na avaliação de um dos mais importantes teóricos das relações internacionais.

Joseph S. Nye Jr., atual professor emérito da escola de governo da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, é o co-fundador da teoria do neoliberalismo e criador do conceito de "soft power", que define a capacidade de um país atingir seus objetivos por meio da influência de seus valores, cultura e política, em lugar do uso da força militar. Para ele, os países do grupo são capazes de rivalizar pontualmente com os Estados Unidos de maneira individual, como no caso da crescente influência brasileira sobre a América Latina, mas não representam um contraponto real aos americanos como um bloco, por conta das diferenças de interesses entre seus membros. "Se a questão é se eles podem criar uma aliança contra os Estados Unidos, um bloco coeso, a resposta é não", disse ele em entrevista à BBC Brasil.

O acrônimo Bric foi criado há dez anos pelo britânico Jim O’Neill, então economista-chefe do banco Goldman Sachs, incluindo Brasil, Rússia, Índia e China, os quatro gigantes com crescimento econômico acelerado. Posteriormente, o grupo foi institucionalizado pelos países, com a entrada posterior da África do Sul (o "s" acrescentado ao final do acrônimo), neste ano.

Nye, que foi secretário-assistente de Defesa no governo Bill Clinton, vê a Rússia como uma peça anômala no grupo, por ser "uma força em decadência, não emergente", e afirma que Brasil e Índia têm mais capacidade de exercer "soft power" do que a China, a maior economia e maior força militar do grupo, por serem países democráticos.

Para ele, os Brics não vão acabar, mas terão um papel limitado como "uma organização frouxa para coordenação diplomática ". -- Leia no artigo da BBC a íntegra a íntegra da entrevista telefônica De Nye. 

[Considero uma quimera despropositada achar-se que o Brics possa fazer, como bloco, qualquer sombra aos EUA no mundo -- para mim, trata-se de mais uma sopa de letras, com a única vantagem de ter poucos ingredientes. Basta olhar para qualquer mapa geopolítico para perceber que já as distâncias geográficas  entre os membros conspiram contra qualquer arremedo de unidade entre as partes desse grupo. Índia e China, os únicos vizinhos imediatos no Brics, têm luz própria -- especialmente a China  --,  não precisam nem um pouco dessa sigla para ter importância no cenário mundial, e ultimamente vivem se estranhando, como mostrado em outra postagem]. 

 Joseph Nye Jr é um dos mais importantes teóricos globais das relações internacionais -- (Foto: Getty Images). 

Criado por economista, o Brics vem se institucionalizando desde 2008 -- (Foto: ABr).



Nenhum comentário:

Postar um comentário