A Suécia lançou com sucesso nesta semana o foguete brasileiro VSB-30, projeto desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). O VSB-30 V14 foi lançado com a carga útil TEXUS 48, contendo experimentos do Programa Microgravidade europeu. O lançamento ocorreu no domingo, às 7h30 (horário de Brasília), em Esrange (Suécia).
O foguete, fabricado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), atingiu altura maior do que o previsto e caiu com precisão no ponto de impacto. De acordo com o chefe da subdiretoria de espaço do IAE, Avandelino Santana Junior, isso demonstra a qualidade de projeto do foguete brasileiro, favorecida pelas ótimas condições atmosféricas que contribuíram para o sucesso do lançamento.
O VSB-30 é certificado pela Agência Espacial Europeia e pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). Foi o 12º lançamento do foguete de sondagem VSB-30, que faz parte da cooperação entre Brasil e Agência Espacial Alemã (DLR). Três lançamentos aconteceram no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, e os demais em Esrange.
O site oficial de Esrange informa que o motor brasileiro VSB-30 tem sido usado no programa TEXUS desde 2005, e será utilizado para lançar o TEXUS 48 a cerca de 270 km de altitude.
O programa TEXUS fornece cerca de seis minutos de microgravidade. Teve início em 1977, e é executado no Centro Espacial Esrange conjuntamente pelo DLR, o centro aeroespacial alemão, e a EADS Astrium [a EADS é uma empresa aeroespacial, envolvida também na Airbus, de propriedade dos governos francês e alemão, e do grupo multinacional Lagardère sediado na França]. A SSC, Corporação Espacial Sueca, é responsável pelas operações de lançamento. As campanhas do TEXUS são às vezes financiadas pela ESA (Agêncial Espacial Europeia) ou, em conjunto, pela ESA e pelo DLR.
O lançamento do VSB-30 ocorreu no domingo às 07h30 (horário de Brasília) em Esrange, Suécia - (Foto: Thilo Kranz/IEA/Agência Força Aérea/Divulgação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário