O texto abaixo é da autoria de Alexandre Matias, e foi publicado em 20/11 no blogue Link do jornal O Estado de S. Paulo.
Mais uma vez, o rumor volta à tona, desta vez com uma data ainda mais
específica: o iTunes, a loja online da Apple, estaria finalmente
chegando ao Brasil em dezembro deste ano. A informação foi dada no site
da revista Época, mas sem confirmação nenhuma e com a própria Apple
desmentindo em seguida. Não é a primeira vez que esse boato ecoa no País
– só neste ano, a informação já circulou pelo menos em duas outras
oportunidades, com a única “garantia” de que a loja estrearia no Brasil
ainda em 2011. O novo rumor é mais preciso ao datar a chegada do iTunes
para o último mês do ano. Mas ainda é um rumor.
(Como também ainda tem status de boato a informação de que a Amazon,
maior loja online do mundo, também desembarcaria no Brasil entre 2011 e
2012, mas isso é outra história.)
A semana passada também viu outro rumor sair da área de especulações com
o lançamento oficial do Google Music, serviço que o gigante da
internet promete há muito tempo. Em 2005, quando os primeiros rumores
sobre o Google Music começaram, ele seria apenas um mecanismo de buscas
específico para canções e discos. Mas, desde então, o mundo mudou, assim
como o Google e a natureza do serviço. Deixou de ser um sistema de
buscas para virar uma ferramenta que faz a ponte entre as duas maiores
apostas do site: o Android, seu já estabelecido sistema operacional para
smartphones, e o Google Plus, sua novíssima rede social. Com acordos
fechados com três das quatro maiores gravadoras do mundo, o serviço
apresenta uma novidade que ainda é inédita na maioria desses tipos de
serviço: é possível compartilhar músicas inteiras com seus contatos,
tanto via celular quanto pela rede social.
Tanto o anúncio oficial quanto o rumor à brasileira apontam para uma
mesma direção: o consumo legal de música digital. Se há mais de dez anos
era virtualmente impossível comprar músicas pela internet, quase 12
anos após o advento do Napster existem várias alternativas para ouvir e
comprar música legalmente através da internet.
Isso já tem mudado e muito nossos hábitos e tende a mudá-los mais ainda.
Não estamos apenas nos desprendendo da mídia física – o CD ou DVD – mas
também da necessidade de estar em um lugar específico para ouvir o que
quiser. Na semana passada também vimos o anúncio do novo iTunes Match
(que permite que você ouça de qualquer lugar músicas que comprou via
iTunes, não apenas no computador em que foi realizada a compra),
extensão do iCloud, o último serviço da Apple apresentado pessoalmente
por Steve Jobs. O próprio Facebook fechou uma parceria com o Spotify e,
num estalo, também entrou nesse mercado de música. Por isso, se você
ainda não escuta música digital, se prepare: o futuro será transmitido
via streaming.
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