O Google publicou pela primeira vez detalhes que revelam alguns dos segredos por trás do sistema de ranking de sites usado em seu protegido algoritmo de buscas. Embora sejam pouco reveladores, os detalhes publicados em um blog oficial do Google
marcam uma nova postura do líder de buscas na internet, à medida que as
agências reguladoras antitruste denunciam que o sistema de pesquisas
pode ser direcionado para favorecer os próprios negócios e as operações
do Google.
O Google faz cerca de 500 mudanças na fórmula do seu buscador todos os
anos. Em um post publicado nesta segunda-feira, 14, a empresa descreve
dez mudanças recentes, desde como ela lida com as buscas em idiomas
menos comuns – como o suaíli – até ajustes na forma como os resultados
são exibidos. O Google já havia descrito detalhes da sua metodologia de buscas em
outros momentos, mas esta é a primeira vez que a empresa conta em tal
nível de detalhes como são as mudanças recentes no buscador.
A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês), que
investiga violações à lei antitruste do país, está investigando
denúncias de que os resultados do Google favorecem outros serviços da
empresa, entre outros problemas. O Google contratou 12 empresas de lobby no verão do Hemisfério Norte
depois que a FTC iniciou a investigação, além das seis outras empresas
de lobby que já havia contratado.
Analistas dizem que o Google, que é responsável por 69% das buscas na
internet em todo o mundo, tem o poder de levar uma empresa à falência
dependendo da sua posição no ranking de buscas.
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