Reportagem da revista IstoÉ Dinheiro publicada esta semana
afirma que a audiência do Facebook superou, em agosto, pela primeira vez, a do Orkut, líder há sete anos como principal rede social entre
usuários brasileiros. Segundo a revista, o Facebook alcançou cerca de 30 milhões de visitantes
únicos em agosto, enquanto o Orkut registrou por volta de 29 milhões.
Os números — ainda preliminares, segundo a reportagem — são do Ibope
Nielsen. O instituto de pesquisa, porém, nega a informação e afirma que os dados
de agosto não foram fechados, nem divulgados a nenhum cliente. O Ibope
Nielsen não divulga publicamente a audiência individual de cada site de
redes sociais.
Em agosto, o próprio Facebook divulgou que o número de usuários brasileiros era de 25 milhões.
Caso o número do Ibope esteja correto, a audiência do Facebook cresceu
por volta de 20% desde a divulgação do número , o que pode significar um
dos maiores crescimentos mensais já registrados. Outro instituto que mede a audiência das redes sociais, a ComScore,
registrou que o Facebook teve 25,79 milhões de visitantes únicos em
julho no Brasil, e o Orkut 36,41 milhões. A audiência de agosto ainda
não foi fechada. Segundo os números da ComScore, nos últimos 12 meses o maior salto
mensal da audiência do Facebook foi entre dezembro e janeiro quando a
rede social cresceu 21,41%, passando de 12,37 milhões de visitantes para
15 milhões. Entre julho e agosto de 2010, o Facebook cresceu 8,73%,
quando a audiência pulou de 8,35 milhões para 9,08 milhões.
Durante o último ano, o Facebook cresceu perto de 20% em um mês em
outras duas ocasiões, entre janeiro e fevereiro (19,22%) e agosto e
setembro de 2010 (19,58%), segundo a ComScore. Entre junho e julho — período de férias escolares — , a audiência do
site aumentou 5,42%, uma variação menor do que a dos dois meses
anteriores (10,73% e 10,51%, respectivamente).
Nenhum comentário:
Postar um comentário