sábado, 24 de setembro de 2011

Morte de um ícone? Blackberry perde espaço e ações despencam.

A RIM, fabricante do BlackBerry, está perdendo mercado muito mais rápido do que o esperado diante das rivais Apple e Google, em meio a preocupações crescentes quanto ao seu fluxo de caixa e capacidade para cumprir suas projeções. Ontem (16/9), as ações da companhia canadense desabaram 19% nos Estados Unidos. No dia anterior, a empresa havia anunciado forte queda no lucro trimestral, revelado números ruins sobre o trimestre em curso e informado que deve ficar perto do extremo mais baixo de sua projeção anual, que já havia sido reduzida.

"A perda de participação no mercado norte-americano persiste, e acreditamos que essa tendência esteja começando a se espalhar aos mercados internacionais. Já existem sinais de desaceleração no Reino Unido", escreveu o analista Pierre Ferragu, da Sanford C. Bernstein.

O fraco desempenho demonstrou até que ponto o BlackBerry, um dia o instrumento preferencial de comunicação corporativa, perdeu terreno diante dos avanços do iPhone, da Apple, e de aparelhos com o sistema operacional Android, dos Google, especialmente nos EUA. E, no entanto, os executivos da RIM continuam "em negação gritante" às evidências de perda de mercado, segundo Ferragu, que acredita que as projeções da empresa ainda parecem "irrealistas". / REUTERS

Nenhum comentário:

Postar um comentário