terça-feira, 13 de setembro de 2011

Colesterol alto aumenta risco de demência

Pessoas com nível de colesterol muito alto correm um maior risco de desenvolver demências na terceira idade, como o mal de Alzheimer. É o que diz estudo publicado hoje na revista "Neurology", da Associação Americana de Neurologia. Segundo o doutor Kensuke Sasaki, da Universidade Kyushu de Fukuoka, no Japão, "altos níveis de colesterol estão significativamente relacionados com as placas senis que se formam em pacientes com doença de Alzheimer".

Para o estudo, foram testados 2.587 pessoas com idade entre 40 e 79 anos que apresentavam sinais de doença de Alzheimer. E os autores examinaram 147 pacientes que faleceram depois de longo período de observação - de dez a 15 anos - com suspeita da doença, sendo que 50, 34%, haviam sido diagnosticados com demência antes do falecimento.

Na autópsia, os autores investigaram indícios de placas senis, acúmulos de proteínas amiloides e outras entre as células nervosas, um claro marcador da doença. De acordo o estudo, as pessoas com um colesterol total acima de 224 miligramas por decilitros, registraram significativamente mais placas senis do que o grupo com baixo nível de colesterol. Um total de 86% dos pacientes com altas taxas de colesterol tinham essas placas senis, em comparação com apenas 62% dos pacientes com níveis baixos.

Segundo Sasaki, a resistência à insulina, alteração que pode levar ao diabetes, pode ser um outro fator de risco para as placas senis relacionadas com o Alzheimer. "Nosso estudo mostra claramente que o alto nível de colesterol pode contribuir direta o indiretamente para a formação de placas senis no cérebro", diz.







Nenhum comentário:

Postar um comentário