quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Projeto propõe que Congresso derrube IPI maior para carros importados

A questão do aumento do IPI para carros importados continua rendendo -- farei nova postagem em breve com novas luzes sobre o assunto. O texto abaixo é de autoria de Eduardo Bresciani e foi publicado ontem no blog "Radar Político" do jornal O Estado de S. Paulo

Um projeto de decreto legislativo apresentado nesta terça-feira, 20, pelo deputado Mendonça Filho (DEM-PE) propõe ao Congresso derrubar o aumento de 30 pontos percentuais do IPI para carros importados anunciado pelo governo na semana passada. A proposta precisa ser aprovada na Câmara e no Senado para ter efeito prático. O deputado critica a medida do governo classificando-a como “proteção artificial”.

Na visão de Mendonça Filho, a concorrência destes veículos no mercado nacional vinha estabelecendo novos padrões de preço e qualidade para a indústria brasileira. Ele destaca que o preço de automóveis no Brasil é 130% superior ao praticado nos Estados Unidos, 94% ao realizado no México e 74% maior do que o valor de venda na Argentina. A ação do parlamentar, porém, tem pouca chance de sucesso visto que a oposição é minoria no Congresso. Diante disso, o DEM já estuda medidas judiciais para tentar derrubar o aumento de imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário