quarta-feira, 21 de setembro de 2011

A chinesa JAC nacionalizou os carros na alfândega antes de alta de IPI

Três importadoras de carros asiáticos (duas de carros chineses e uma de carros coreanos) passaram a perna no governo na questão do IPI, numa jogada com cheiro e jeito de mutreta.

A chinesa JAC nacionalizou todos os seus veículos que estavam na alfândega uma semana antes do governo brasileiro anunciar o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros importados, informam Venceslau Borlina Filho, Cirilo Júnior e Álvaro Fagundes na edição desta quarta-feira da Folha.O texto completo só está disponível para leitores e assinantes do jornal.

O presidente da empresa no Brasil, Sérgio Habib, negou ter tomado a decisão com base em informações privilegiadas mas afirmou que esperava alteração no imposto. No mercado, a medida da JAC foi tida como estratégica para driblar o aumento do IPI. A exemplo dela, outras empresas se armaram contra a decisão do governo. Ontem, em Nova York, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) disse que o governo não vai abrir mão do aumento de imposto, e que a medida não é protecionista. "Não estamos impedindo a importação", disse. [Este ministro deve achar que somos todos uns idiotas. Como não é protecionista esse aumento do IPI só para certos carros importados de alguns países?!]

Pimentel também afirmou que o governo não teme retaliação, e que o decreto não fere as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio). "A medida é um incentivo para que as empresas invistam no Brasil. O preço não é preocupação no momento".

A Kia, segundo seu presidente, José Luiz Gandini, recebeu seis navios com veículos vindos da Coreia do Sul. Ele também negou que a importação tenha sido feita com base em informações de que o imposto subiria.

Ontem, a chinesa Chery afirmou por meio de um comunicado que está "concentrando todos os esforços para continuar oferecendo carros completos com preços justos, qualidade e tecnologia a todos os brasileiros". Desde a publicação do decreto na sexta-feira, os executivos da empresa estão reunidos para discutir possibilidades dentro do atual cenário para propor a melhor solução aos consumidores. Segundo a importadora, os carros faturados até o dia 15 não terão aumento. "Desse modo, a Chery manterá o preço sugerido de seus veículos sem o reajuste do IPI até o final do estoque", afirmou a empresa em comunicado.

O presidente da JAC não revelou a quantidade de veículos nacionalizados, mas afirmou que tem estoque para até seis meses. Por mês, a empresa importa 4.000 veículos. "Não vamos repassar o aumento ao consumidor enquanto esse estoque durar". O executivo afirmou que entre os esforços da empresa ele deve reduzir a margem de lucro sobre as vendas, reduzir verbas com publicidade, além de tentar preços melhores com a sede na China. Ao explicar a estratégia, o presidente da JAC afirmou que tem mais de vinte anos no mercado de automóveis e que esperava alguma coisa, pois "nenhuma medida mais severa foi tomada no governo Lula. Então, esperava alguma coisa, só que não tão forte, nada tão protecionista às montadoras nacionais", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário