terça-feira, 13 de setembro de 2011

Amazon negocia criação de livraria virtual

A Amazon, maior varejista online do mundo, está em negociação com editoras para lançar um serviço de assinatura de livros digitais, informa o Wall Street Journal. Pessoas próximas ao assunto afirmaram ao diário que a proposta seria semelhante à da locadora virtual Netflix, que oferece conteúdo ilimitado (séries, filmes, documentários, shows) por uma taxa mensal. No caso da Amazon, os consumidores teriam de pagar uma taxa anual para ter acesso a livros.

Não está claro em que estágio estão as negociações, segundo as fontes ouvidas pelo jornal. Elas afirmaram que várias editoras não estão entusiasmadas com a ideia porque acreditam que esse novo serviço poderia diminuir o valor dos livros. Outra razão seria a tensão que isso poderia provocar entre as editoras e os estabelecimentos que vendem seus livros. A Amazon teria dito às editoras que está considerando a possibilidade de criar uma livraria digital composta por obras antigas. A empresa, que não comentou o assunto, pagaria uma taxa às editoras que participassem do programa.

Caso a livraria virtual sob demanda se torne realidade, será mais um passo da Amazon rumo à integração de hardware e software. A varejista já oferece serviços como Amazon Instant Video,  Amazon Cloud Player e Cloud Drive e o aparelho para leitura digital Kindle

Ainda neste ano, a companhia deve lançar seu tablet — ao custo de US$ 250, de acordo com estimativas do mercado. O aparelho, somado à vasta base de clientes e aos serviços da Amazon, poderá ser uma ameaça real para o iPad, tablet da Apple até então tido como o líder por mais uma década.

A Forrester Reasearch estima que a Amazon consiga vender até 5 milhões de tablets em 2011.

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