O polvo chamado Google continua expandindo seus tentáculos ...
O Zagat,
uma espécie de guia de restaurantes e entretenimento para cerca de 100 países, anuncia nesta quinta-feira, 8, que foi comprado pelo Google.
Criado por Nina e Tim Zagat em 1979, o guia permite hoje que o usuário
compartilhe sua opinião sobre os estabelecimentos que visitou. Mais de
350 mil avaliações compõem seu banco de dados. O valor da negociação não foi revelado. O site de tecnologia TechCrunch
lembra que, em 2008, houve rumores de que a empresa havia se colocado à
venda pela quantia de US$ 200 milhões — mas ela teria recuado. A
aquisição, na avaliação do blog, faz parte da missão do Google de
melhorar seus produtos locais, agora sob comando da executiva Marissa Mayer.
A ideia de criar o guia surgiu quando Nina e Tim estavam em um jantar com amigos. “Durante
a refeição, um dos convidados começou a reclamar das resenhas de
restaurantes de um grande jornal. Todos concordaram que elas não eram
confiáveis”, diz o site. Naquele momento, Tim sugeriu conduzir uma pesquisa com amigos e o
resultado foram 200 críticas amadoras (baseadas em comida, decoração,
serviço e custo) dos cem restaurantes mais famosos de Nova York. O
material, duas páginas impressas, fez sucesso imediato. [A bolação do casal Zagat foi um ovo de Colombo -- seus guias de restaurantes das principais restaurantes do mundo são muito interessantes e extremamente úteis].
Hoje, o conteúdo do Zagat está disponível online e oferece aplicativos
para as principais plataformas de smartphones. Open Table, Yelp e Yahoo
também oferecem críticas e avaliações de restaurantes (especialidade do
Open Table), entretenimento e estabelecimentos públicos e comerciais.
O site de streaming de vídeos Hulu está à venda. Amazon, Yahoo e a Dish
Networks, provedora de TV por assinatura, já estão de olho nele. Só que
agora a disputa ficará mais intensa: o Google entrou na briga. E está
disposto a pagar muito pelo serviço, segundo o All Things Digital. O Google teria feito uma proposta acima de US$ 2 bilhões pelo site. As
outras interessadas teriam feito ofertas entre US$ 1,5 bilhões e US$ 2
bilhões.
A compra seria parte do movimento de expansão iniciado com a volta de
Larry Page ao comando da empresa em abril. O Google poderia integrar o
Hulu ao YouTube e à Google TV.
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