quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Google compra Zagat, site de críticas de restaurantes, e está de olho no Hulu

O polvo chamado Google continua expandindo seus tentáculos ...

O Zagat, uma espécie de guia de restaurantes e entretenimento para cerca de 100 países, anuncia nesta quinta-feira, 8, que foi comprado pelo Google. Criado por Nina e Tim Zagat em 1979, o guia permite hoje que o usuário compartilhe sua opinião sobre os estabelecimentos que visitou. Mais de 350 mil avaliações compõem seu banco de dados. O valor da negociação não foi revelado. O site de tecnologia TechCrunch lembra que, em 2008, houve rumores de que a empresa havia se colocado à venda pela quantia de US$ 200 milhões — mas ela teria recuado. A aquisição, na avaliação do blog, faz parte da missão do Google de melhorar seus produtos locais, agora sob comando da executiva Marissa Mayer.

A ideia de criar o guia surgiu quando Nina e Tim estavam em um jantar com amigos. “Durante a refeição, um dos convidados começou a reclamar das resenhas de restaurantes de um grande jornal. Todos concordaram que elas não eram confiáveis”, diz o site. Naquele momento, Tim sugeriu conduzir uma pesquisa com amigos e o resultado foram 200 críticas amadoras (baseadas em comida, decoração, serviço e custo) dos cem restaurantes mais famosos de Nova York. O material, duas páginas impressas, fez sucesso imediato. [A bolação do casal Zagat foi um ovo de Colombo -- seus guias de restaurantes das principais restaurantes do mundo são muito interessantes e extremamente úteis].

Hoje, o conteúdo do Zagat está disponível online e oferece aplicativos para as principais plataformas de smartphones. Open Table, Yelp e Yahoo também oferecem críticas e avaliações de restaurantes (especialidade do Open Table), entretenimento e estabelecimentos públicos e comerciais.

O site de streaming de vídeos Hulu está à venda. Amazon, Yahoo e a Dish Networks, provedora de TV por assinatura, já estão de olho nele. Só que agora a disputa ficará mais intensa: o Google entrou na briga. E está disposto a pagar muito pelo serviço, segundo o All Things Digital. O Google teria feito uma proposta acima de US$ 2 bilhões pelo site. As outras interessadas teriam feito ofertas entre US$ 1,5 bilhões e US$ 2 bilhões.

A compra seria parte do movimento de expansão iniciado com a volta de Larry Page ao comando da empresa em abril. O Google poderia integrar o Hulu ao YouTube e à Google TV.

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