A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai tomar providências para coibir o bloqueio de chips pré-pagos em tablets, prática que
algumas operadoras de celular estão adotando, conforme revelou o Estado.
“Isso não é permitido. A empresa não pode fazer a restrição do serviço
em função do dispositivo que a pessoa está usando”, disse Bruno Ramos,
gerente de comunicações móveis da Anatel. Veja minha postagem anterior sobre esse assunto.
Segundo ele, ainda não há registro desse tipo de queixa na Anatel. Por
essa razão, ele orienta todos os consumidores que tiverem esse tipo de
problema para formalizarem sua reclamação na central de atendimento da
agência – número 1331.
Mudança - A Claro recuou na estratégia de bloqueio de
vendas de chips pré-pagos para tablets. Fiamma Zarife, diretora de
Serviços de Valor Agregado (VAS) e Roaming da Claro, reconheceu a
ocorrência de problemas de comunicação na venda do serviço nas lojas e
na central de atendimento e disse que a empresa está reforçando a
comunicação com os atendentes para o “não bloqueio” desse serviço. Segundo ela, foi enviado um comunicado informando a inexistência de
restrição de internet pré-paga para esse dispositivo. “A gente não faz
esse bloqueio”, reforçou. Fiamma explicou que para acessar a internet
pré-paga era necessário fazer a configuração do equipamento. A
reportagem seguiu as instruções e, finalmente, pode acessar a internet
da operadora no iPad. Nas lojas, porém, os atendentes não fornecem essa
informação.
Situação semelhante ocorreu com a Vivo. Apesar da restrição da venda
do serviço nas lojas, depois do envio da configuração, a acesso foi
permitido. “O problema de conexão relatado na matéria foi causado por
configuração no equipamento em questão”, disse a empresa, em nota.
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