Uma pesquisa do
jornal britânico Financial Times (FT) relacionou os chamados "sete pecados capitais" do diretor-executivo (CEO) de uma empresa -- a lista foi preparada com base nas respostas a um questionário entregue a 60 CEOs durante um ano e meio, cuja principal pergunta era: "quais são suas três piores características?". A reportagem do FT tem o título
"Líderes de negócios são piores do que pensam".
Lucy Kellaway, que coordenou a enquete, diz que 58 dos 60 alto executivos admitiram ter momentos de fraqueza, mas que estes eram vistos como algo positivo. Os "sete pecados capitais" de um CEO, na visão deles mesmos, são:
- Controle exagerado
- Vaidade
- Hesitação
- Não saber ouvir
- Ser agressivo
- Medo de conflito
- Não ser sociável
Kellaway ressalta que os resultados mostram que não há diferença entre executivos homens, mulheres, europeus ou americanos. Ela diz que muitos dos CEOs não reconhecem em si mesmo vários pontos fracos. “E eu suspeito que o problema é pior: eles não sabem quais são suas falhas”, disse ela. Segundo a pesquisadora, apenas dois dos 60 alto executivos que responderam à enquete admitiram cometer erros graves. “Essa negação dos próprios erros é uma pena. Nós gostamos mais das pessoas quando elas falam abertamente de seus defeitos. Isso faz delas mais humanas”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário