terça-feira, 12 de julho de 2011

Cientistas descobrem superbactéria da gonorreia

 Surgem notícias assustadoras na área de doenças sexualmente transmissíveis (DST). Cientistas descobriram no Japão uma estirpe de superbactéria da gonorreia, que é resistente a todos os antibióticos hoje em uso contra essa doença transmitida sexualmente. Pesquisadores receiam que essa estirpe, denominada H041, possa transformar a doença facilmente tratável em uma ameaça global à saúde, e afirmam que ela já comprovou ser resistente aos únicos antibióticos que ainda são eficazes contra a gonorreia. Um dos pesquisadores que a descobriram, Magnus Unemo,  declarou que isso é, ao mesmo tempo, "alarmante" e "previsível".

"Desde que antibióticos se tornaram o tratamento padrão para a gonorreia nos anos 1940, essa bactéria tem mostrado uma notável capacidade para desenvolver mecanismos de resistência a todos os medicamentos introduzidos para controlá-la", disse Unemo. Se deixada sem tratamento, a gonorreia pode levar a uma gravidez anormal (ectópica) e à infertilidade feminina.

Unemo vê a descoberta da estirpe no Japão como parte de um padrão mais amplo. "O Japão tem sido historicamente o lugar onde primeiro  surgem e depois se espalham globalmente os diferentes tipos de resistência na gonorreia", diz ele.

No ano passado, havia indicações de que a gonorreia poderia apresentar uma superbactéria quando surgiram relatórios de Hong Kong, China, Austrália e de outras partes da Ásia sobre a resistência da doença a medicamentos. Essa doença sexualmente transmissível (DST) é uma das mais comuns no mundo, e só nos EUA há cerca de 700.000 casos anualmente.

Estava prevista uma apresentação de Unemo ontem à tarde, sobre suas descobertas, em uma conferência da Sociedade Internacional de Pesquisa em Doenças Sexualmente Transmissíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário