- Pela primeira vez, Brasil terá estação científica no interior da Antárdida -- O Brasil deve iniciar em dezembro a instalação do seu primeiro módulo científico no interior do continente antártico. A unidade conterá sensores que enviarão, via satélite, dados meteorológicos e ambientais ao País. Será a primeira estação brasileira dentro do continente gelado. A Estação Comandante Ferraz, criada em 1984, fica na chamada Antártida Marítima, na Ilha Rei George, a 130 quilômetros do continente.
- Aquecimento do Ártico está liberando na atmosfera substâncias tóxicas presas em gelo e água -- Mais um problema do aquecimento global. O aquecimento do Ártico está liberando na atmosfera substâncias químicas tóxicas que estavam presas no gelo e na água gelada, descobriram cientistas canadenses e noruegueses. Os pesquisadores avisam que a quantidade de material venenoso na região polar é desconhecida e sua liberação poderia "minar os esforços globais para reduzir a exposição ambiental e humana a eles".
- Mapa global da depressão -- O episódio depressivo maior (MDE, na sigla em inglês) é uma preocupação considerável para a saúde pública em todas as regiões do mundo e tem ligação com as condições sociais em alguns dos países avaliados. Essa é a principal conclusão de um estudo que reuniu dados epidemiológicos provenientes de 18 países, incluindo o Brasil. Os resultados foram apresentados no artigo Epidemiologia transnacional do MDE, publicado nesta terça-feira (26) na revista de acesso aberto BMC Medicine.
terça-feira, 26 de julho de 2011
Avanços da ciência, aqui e lá fora (73)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário