O ano foi marcado pelo crescimento dos atendimentos relacionados às compras feitas pela internet. Houve aumento de 86% das queixas perante 2010, sendo que a maior parte delas dizia respeito à falta de entrega e defeitos nos produtos adquiridos.
O Itaú Unibanco melhorou uma posição, de 2º para 3º lugar, com 1383 reclamações, seguido pela LG (1164), TIM (937) e Telefônica (835) - que liderou o ranking por cinco anos seguidos. Oi, Eletropaulo, Carrefour e Panamericano fecham a lista das 10 empresas mais reclamadas pelo órgão (veja tabela).
Ranking de reclamações em 2011 (clique na imagem para ampliá-la) - (Fonte: Procon-SP/O Estado de S. Paulo).
A área de produtos (móveis, eletrônicos e vestuário, dentre outros) foi a
que registrou maior número de reclamações (37%), seguida por assuntos
financeiros - bancos, seguradoras, financeiras - com 28% e serviços
essenciais (telecomunicações, energia elétrica e saneamento básico), com
17%.
Em 2011, o Procon realizou um total de 727.229
atendimentos, alta de 15% em relação a 2010. Consultas e orientações
foram a maior parte deste montante (ou 589.535). As demais (137.694) são as chamadas Cartas de Informação Preliminar
(CIPs), que solicitam ao fornecedor providências sobre o ocorrido.
A maioria (76%) foi solucionada numa fase preliminar, enquanto as
restantes - 33.401 - foram contempladas como reclamação fundamentada,
aquelas em que as demandas de consumidores não são atendidas e é preciso
abrir um processo administrativo. Dentre elas, pouco mais da metade
(52%) não foi solucionada pelas empresas.
Ranking online
O Procon-SP também lançou nesta quinta o ranking online das 30 empresas
que mais geram queixas ao órgão, que será atualizado diariamente. A lista contém reclamações desde 1º de janeiro e indicará as irregularidades e o índice de solução dos casos reclamados.
[É digna de aplausos a firme atuação do Procon-SP, atuando aguerridamente e denunciando sem receios quem é useiro e vezeiro em tripudiar sobre os consumidores. Já o Procon-RJ ... Cadê ele?!]
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