segunda-feira, 5 de março de 2012

Derretimento de geleira provoca aumento de tempestades de poeira

É impressionante observar a multiplicidade de reações da Natureza ao aquecimento global, como mostra a reportagem abaixo, publicada no dia 2 deste mês pela Folha de S. Paulo!

Da Patagônia até a Islândia, a diminuição das geleiras descobre solos de onde se levantam tempestades de poeira que afetam a vida marinha e o clima global. O estudo consta na edição desta quinta-feira (1º) da revista Science.  "A presença crescente de poeira minerais em altas latitudes é surpreendente", disse Joseph Prospero, pesquisador da Universidade de Miami e autor do trabalho, à agência de notícias Efe.

Pesquisas realizadas por Prospero indicam que a poeira de regiões tropicais da África é transportada para boa parte do sul e do leste dos Estados Unidos e é causa de entre 75% a 80% do pó que cai sobre a Flórida.  Este não é um fenômeno somente contemporâneo. Amostras de sedimentos da terra e do gelo profundo mostram incrementos da circulação de poeiras relacionados aos períodos glaciais. "Existe um interesse considerável pela distribuição global das fontes de poeira, os fatores que afetam sua emissão e as propriedades das partículas emitidas", disse Prospero. Ao longo dos anos, ele criou 12 estações de observação no mundo.

Nos últimos seis anos, Prospero desenvolveu um estudo na Islândia. Os resultados estabelecidos indicaram que grandes tempestades de poeira se originam ali e vão para o norte do oceano Atlântico.  "O pó contém ferro, que é um micronutriente essencial para os organismos marítimos, o fitoplâncton", explicou o professor. "Assim como o nitrato e o fosfato são essenciais para os micro-organismos, estes também necessitam de pequenas quantidades de ferro, importantes para a fabricação de enzimas e a conversão do dióxido de carbono em massa corporal". Desta maneira, o ferro nas águas oceânicas estimula o crescimento do fitoplâncton. Isso, por sua vez, afeta a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. "A Islândia aparentemente desempenha um papel importante como abastecedor de nutrientes para os organismos marítimos, mas não determinamos a magnitude desse papel", disse.

Aquecimento

Segundo Prospero, as tempestades de poeira na Islândia estão aumentando conforme as geleiras diminuem devido ao aquecimento global. "Por meio de satélites, observamos a diminuição de geleiras na Islândia, no Alasca e na Patagônia. E em todas as partes vemos um aumento da poeira", continuou. "Esse pó provém do solo em torno da geleira que, conforme vai diminuindo, deixa materiais expostos que são suspensos no ar".

De acordo com Prospero, no ritmo atual, em cem anos as geleiras da Islândia desaparecerão.  A própria poeira contribui para aumentar a velocidade da diminuição das geleiras. "Quando as geleiras estão fortes e limpas, sua cor é branca, brilhante, refratária à luz", disse. "Mas quando começam a acumular pó em seus sulcos, na parte alta da geleira, absorve-se mais calor da luz do Sol e o derretimento é mais rápido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário