sexta-feira, 23 de março de 2012

Mais uma bizarrice americana: Cientistas querem que golfinhos tenham "direitos humanos"

O parque aquático Sea World, nos EUA, foi processado por confinar cinco membros de sua equipe em um espaço diminuto e obrigá-los a fazer rotineiramente apresentações para o público. As autoras da ação? Um grupo de cinco orcas.  Elas foram representadas por uma ONG de direitos dos animais, que entrou com o pedido. Embora o juiz tenha optado por não levar o caso adiante, essa foi a primeira vez que um tribunal federal americano chegou a analisar algo do tipo.

Nos Estados Unidos e em outros países, é cada vez maior a quantidade de cientistas e organizações que se mobilizam pelos direitos dos cetáceos -- o grupo de mamíferos marinhos que inclui os golfinhos e as baleias.  Ao fazer suas reivindicações, eles se apoiam em pesquisas que comprovam que esses animais são, de fato, muito especiais.

Assim como os humanos, os golfinhos fazem parte do seleto grupo de espécies que conseguem reconhecer o próprio reflexo no espelho. Eles também têm um cérebro grande e complexo, com capacidade de raciocínio comparável à dos chimpanzés, considerados os nossos parentes mais próximos. Além disso, golfinhos costumam se esforçar para ajudar os indivíduos feridos do grupo. E até ferramentas eles conseguem manejar.

Individualidade

"A ciência já mostrou que individualidade e autopercepção não são propriedades apenas humanas. E isso traz todo tipo de desafios", diz Thomas White, especialista em ética da Universidade Loyola Marymount, nos EUA. O cientista é um dos principais articuladores para a edição de uma espécie de tratado de direitos "humanos" para os cetáceos. Segundo os especialistas, os golfinhos são tão avançados que devem ser considerados "pessoas não humanas" e ter seu direito à vida e à liberdade garantidos em documento internacional.

[Esses movimentos ostensivos, exacerbados, em favor de animais sempre me incomodam e, geralmente, me irritam bastante, principalmente quando surgidos e/ou ampliados nos EUA. Vêm-me logo à mente, p'ra fazer uma análise de valores, uma série de "probleminhas", percalços e bizarrices que a sociedade americana vive ou enfrenta diuturnamente (ou praticamente assim):
Dá para esticar essa lista, mas vou parar por aqui. Espero ter ajudado meus leitores a entenderem a extrema importância, para os americanos e neste momento, da proteção aos golfinhos ...]

Um comentário:

  1. Uma sociedade criada e acostumada com a abundância, pra não dizer com a "gastânça", que a única guerra que tiveram em seu país foi entre eles mesmos (sesseção), que dominam o mundo há mais de 70 anos, que criaram e exportaram o AMWAY como cultura ao consumismo, que valorizam e cultuam o nacionalismo americano com bandeiras em cada esquina se permite a estas excrecências, pois não sabem mais em que pensar.
    Cupolillo

    ResponderExcluir